João Pessoa, 22 de Janeiro de 2017

05 de Janeiro de 2017

Bira tomará posse na 6ª como novo secretário de Transparência Pública da PMJP

O ex-parlamentar, que já foi titular dessa pasta em anos atrás, agradece o gesto do prefeito e garante empenho nesse novo desafio de sua carreira política

O psicólogo e ex-vereador por dois mandatos em João Pessoa, Ubiratan Pereira - Bira (PSD), foi um dos escolhidos na noite dessa quarta-feira (4), para reforçar a nova equipe de governo do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), na Prefeitura Municipal de João Pessoa ((PMJP), nos próximos quatro anos. Pela segunda vez em sua trajetória política na Capital, Bira comandará a Secretaria da Transparência Pública (Setransp), uma pasta pioneira no Brasil, criada em 2005, através da Lei Nº 10.429, e que se orienta pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na oportunidade, Bira agradece a confiança do prefeito Luciano e revela que será um grande prazer e ao mesmo tempo um novo desafio tornar a gerir a Setransp, uma secretária reconhecida nacionalmente pela sua importância estratégica dentro de uma gestão municipal, atuando para tornar público as ações realizadas pelo Governo Municipal, estabelecer os fundamentos para o conhecimento, avaliação e discussão, por parte da população, das políticas públicas da Prefeitura de João Pessoa.

“Agradeço a confiança do prefeito Luciano Cartaxo em me deixar contribuir diretamente com sua gestão e de mais uma vez poder gerir essa importante secretaria, que será certamente um novo desafio, pois iremos buscar aumentar ainda mais os instrumentos de publicização e de execução orçamentária, bem como o acesso às ferramentas para que a população possa acompanhar mais de perto todos os dados relativos à gestão municipal e ainda facilitar a interação entre a gestão municipal e à sociedade pessoense, sobre a sua autonomia administrativa e financeira”, afirmou Bira.

A posse de Bira e dos demais auxiliares da segunda gestão de Luciano Cartaxo, frente à Prefeitura de João Pessoa, acontece nesta sexta-feira (6). Contudo, o local e o horário da mesma ainda não foram divulgados pelo cerimonial da PMJP.

Perfil de Bira

Nascido em João pessoa, Ubiratan Pereira, mais conhecido como Bira, desde muito cedo, sempre demonstrou interesse pelas lutas e causas sociais. Foi militante do Movimento Estudantil secundarista e universitário, onde se destacou como defensor das políticas públicas para juventude.

Graduado em psicologia pela UFPB, a fase acadêmica de Bira foi marcada por uma nova luta: a reforma psiquiátrica e a dedicação e empenho para melhorar a qualidade de vida das pessoas com transtornos mentais.

Psicólogo concursado da Universidade Federal de Campina Grande, Bira sempre viu nos movimentos políticos um canal para expressar seus ideais e um espaço para que ele pudesse ajudar a construir uma sociedade mais comprometida e inclusiva.

Bira também foi chefe de gabinete da prefeitura de João Pessoa, secretário de Transparência Pública, secretário adjunto da Comunicação e porta-voz do governo municipal em gestões passadas. Onde deu sua contribuição na construção de um novo projeto político-administrativo para João Pessoa, que continua até hoje.

Foi vereador da capital paraibana por dois mandatos consecutivos (2009/2012 e 2013/2016), onde também por oito anos seguidos se destacou como o parlamentar mais atuante da Câmara Municipal de João Pessoa. No início do segundo mandato no Poder Legislativo, também foi líder da bancada de situação na primeira gestão de Luciano Cartaxo.


Assessoria de Imprensa



Enviar Comentário

O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PB Agora gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.