João Pessoa, 23 de Novembro de 2017

17 de Fevereiro de 2017

Confira como será o esquema especial de trânsito e transporte durante Folia de Rua

Confira como será o esquema especial de trânsito e transporte durante Folia de Rua

 A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) já está com o esquema de trânsito e transporte pronto para garantir a segurança viária no percurso dos blocos participantes do projeto Folia de Rua. O objetivo do esquema é oferecer comodidade e agilidade à população pessoense, priorizando o deslocamento e realizando os desvios e os bloqueios necessários.


O esquema vai disponibilizar 120 agentes de mobilidade disciplinando o trânsito, com 32 motociclistas, 8 viaturas e equipes de manutenção semafórica, para atender a mobilidade nas prévias carnavalescas que serão realizadas no período de 17 a 24 de fevereiro.


Orla e Epitácio Pessoa – A Semob disponibilizará servidores entre supervisores, motociclistas, ciclistas e agentes em ponto fixo, durante os eventos. Para os blocos de maior concentração de foliões, a exemplo das Muriçocas, Muriçoquinhas, Atletas e Virgens de Tambaú, os agentes irão intervir nas ruas próximas à concentração (Avenida Tito Silva e Avenida Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré).


Bloqueios – A Semob, para garantir o menor transtorno possível ao trânsito, trabalhará com sistema de bloqueio gradativo, a exemplo de todos os eventos de grande porte que ocorrem na cidade. Eles vão ser realizados apenas à medida que cada trecho passar a ter essa necessidade com o aumento do número de foliões, objetivando garantir a segurança dos pedestres e melhorar a fluidez do tráfego de veículos no local.


No sábado (18), o primeiro bloqueio ocorrerá por volta das 15 horas, para garantir o espaço necessário ao estacionamento dos trios elétricos na Avenida Epitácio Pessoa (sentido Centro-praia), entre a Avenida Wandick Filgueiras e a Rua Tito Silva. O ideal é que os condutores utilizem as vias paralelas como alternativas para o seu deslocamento. No domingo (19), a interdição terá inicio às 14h para o bloco das Virgens de Tambaú com concentração na Epitácio pessoa, em frente ao Restaurante Cajueiro. Já na segunda (20), no bloco Muriçoquinhas, a interdição será às 14h, concentrando na Epitácio Pessoa em frente à Academia Corpo Livre saindo às 17h30.


Acesso – A Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio) é a opção para quem estiver no Cabo Branco e quer chegar aos bairros Tambaú, Manaíra e Bessa, acessando a Rua Maria Caetano F. Lima (Rua do Moriah Shopping) chegando a Epitácio Pessoa, depois seguindo pela Rui Carneiro até o destino desejado.


A Avenida Rui Carneiro é o acesso para quem está em Tambaú e deseja ir ao Cabo Branco ou Altiplano, subindo a avenida, até a Epitácio Pessoa, entrando à direita na João Vieira Carneiro (após a Hyundai), Rua Coronel Otto Feio da Silveira, à esquerda na Desportista Aurélio Rocha (ao lado do Grupamento de Engenharia), Epitácio Pessoa, à direita na Wandick Filgueiras (por trás do Espaço Cultural) até chegar à Beira Rio.


O superintendente da mobilidade, Carlos Batinga, disse que os foliões que forem para a concentração dos blocos podem optar pelo uso do táxi ou ônibus, pois estes veículos terão prioridade de tráfego no perímetro dos eventos. “A mobilidade urbana e a fluidez do trânsito é a nossa maior preocupação. O plano foi criteriosamente elaborado para dar segurança ao pessoense que for brincar no corredor da folia”, afirmou Batinga.


Para os demais blocos, que se concentrarão nos demais bairros, o órgão executará esquemas semelhantes. Além de disciplinar o trânsito, os agentes de mobilidade vão orientar a população quanto à localização dos pontos de paradas e os horários dos coletivos.


Transportes – A Superintendência determinou às empresas de transporte coletivo um reforço na quantidade de ônibus para atender aos foliões que irão participar dos blocos com um apoio maior da frota nas linhas que passam pela Epitácio, informando também a alteração do tráfego para a passagem dos blocos.


O reforço da frota será nos locais de encerramento dos blocos de maior público deste fim de semana (Muriçocas do Miramar, Muriçoquinhas, Atletas e Virgens de Tambaú), como também no Terminal de Integração (TIV), para aonde vai à maioria dos foliões.


Durante a realização dos blocos Atletas e Virgens de Tambaú, respectivamente nos dias 18 e 19, as linhas do sistema de transporte coletivo deverão cumprir a seguinte operação:


As linhas do tetéu deverão realizar duas viagens extras nos horários de 1h e 2h, saindo do Terminal de Integração (TIV);


As linhas 204 (Cristo), 302 (Cidade Verde), 505 (Bairro dos Ipês), 701 (Alto do Mateus- Acesso Oeste), 116 (Colinas do Sul), 2300 (Circular), 3200 (Circular) e 5201 (Colinas/Epitácio/Rangel), deverão realizar viagens extras a partir do TIV, nos horários de 1h30 e 2h30, até o termino do evento;


As linhas 5600 (Mangabeira Shopping), 5603 (Mangabeira VII), 5605 (Mangabeira Shopping), deverão realizar viagens extras até o termino do evento;


As linhas 507 (Cabo Branco), 510 (Tambaú), 513 (Tambaú/Bessa) deverão operar com frota mínima de 10 veículos, entre 18h e o termino do evento;


As linhas 1500 (Circular) e 5100 (Circular) poderão trafegar até o TIV, mediante solicitação da supervisão de transporte e durante o tetéu devem trafegar até a Orla. E a linha T010 (Bessa) deverá circular no tetéu durante os dias dos eventos.


Monitoramento – O esquema do Folia de Rua e o monitoramento do trânsito, no perímetro da orla marítima e da Avenida Epitácio Pessoa, serão realizados por agentes de mobilidade que operam as 59 câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT). A Guarda Municipal também terá uma base móvel com câmeras de monitoramento no corredor da folia da Avenida Epitácio Pessoa.


Para informações ou reclamações, a população pode ligar para a Central de Reclamações e Informações (Cerin) da Semob no telefone: 0800 281 1518; Informações Transporte: 3218-9310 e 3218-9311 (TIV) e Informações de Trânsito (COTT): 3218-9420.



Redação





Enviar Comentário

O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PB Agora gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.