João Pessoa, 24 de Junho de 2017

20 de Abril de 2017

Movimentação do Porto supera o mesmo período em 2016

Movimentação do Porto supera o mesmo período em 2016

 O Porto de Cabedelo prevê, neste mês de abril, uma movimentação de cargas que ultrapassa 156 mil toneladas, superando o mês de abril de 2016 em cerca de 80 mil toneladas de produtos. Em abril passado, o acumulado foi de 77.417 toneladas. “Nesta quarta-feira (19) três navios estavam em operação no cais do porto de cabedelo. Uma demonstração de que tem crescido a demanda neste começo de ano, apresentando um início de recuperação de nossa economia”, destaca a presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo.


Até o fim do mês, o porto terá recebido 14 navios, média de um navio a cada dois dias. Em abril de 2016 atracaram no cais nove navios. “A tendência é de que esse ano vamos superar a movimentação de cargas registrada no ano passado”, comemora Gilmara.


Atracaram em abril os navios Diana Bolten, que trouxe dos Estados Unidos 30 mil toneladas de petcoke; Ourania, que veio do Uruguai com 4,5 mil toneladas de malte; O Torm Gertrud trouxe de Pernambuco 6 mil toneladas de derivados de petróleo; O navio Rosa Tomasos, trouxe mais 12 mil toneladas de derivados de petróleo, procedente de Maceió; O Daí Shan Hai, trouxe 33 mil toneladas de petcoke, procedente de Houston, Estados Unidos; e o navio Promise I, de Bandeira de Hong Kong, veio da Argentina com 16.500 toneladas de trigo para abastecer a indústria de massas. Além destes, também foi exportado 2,1 mil toneladas de blocos de granito genuinamente paraibanos para a Itália através do navio Donaugracht.


Já o navio Pola Indian, de Bandeira Maltesa e procedente dos Estados Unidos, está desembarcando 28.506 toneladas de Petcoke. Procedente de Pernambuco, o navio Atrotos, de bandeira Liberiana, atracou com 3.760 toneladas de Diesel. O porto também recebeu o Guaíba, da Marinha Brasileira.


O navio petroleiro Port Moody atracou na quarta-feira (19) transportando 6.600 toneladas de diesel procedente de Houston/Texas.


Atracou ainda o navio graneleiro Biscayne Light para exportação de 10.000 toneladas de ilmenita. A carga veio da região de Mataraca na Paraíba e foi transportada para Rotterdam na Holanda, depois disso segue de barcaça com destino final à Franca.

O navio Minas virá do Uruguai com 4,5 mil toneladas de malte para abastecer a indústria cervejeira. E Ceylon, virá de Belém do Pará com 4.700 toneladas de derivados de petróleo.

O Porto de Cabedelo tem localização estratégica e é um dos principais centros de distribuição da Região Norte-Nordeste do Brasil.



Foto: Walter Rafael

Secom-PB



Enviar Comentário

O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PB Agora gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.