João Pessoa, 22 de Julho de 2017

17 de Maio de 2017

Haverá novo ataque, dizem especialistas

Haverá novo ataque, dizem especialistas

Um novo grande ataque cibernético está em curso nesta quarta-feira (17) e afeta milhares de computadores em todo o mundo, informou a empresa especializada em segurança online Proofpoint.

De acordo com os especialistas, o ataque está vinculado ao ransonware "WannaCry", que foi iniciado na última sexta-feira (12) e afetou mais de 200 mil dispositivos em 150 países, e foi nomeado de Adylkuzz.

"As estatísticas iniciais sugerem que esse ataque pode ser em maior escala que o WannaCry, afetando centenas de milhares de computadores e servidores ao redor do mundo", informa a empresa norte-americana.

De acordo com as primeiras informações, que foram coletadas no dia 15 de maio, o Adylkuzz ataca também o Windows e não é barrado pelas correções desenvolvidas pelas empresas de antivírus para combater o ransonware.

O "invasor" pode ser detectado por problemas de performance nos computadores, que ficam mais lentos. Mostrando testes feitos em computadores propositalmente vulneráveis, a Proofpoint mostrou que o novo vírus foi detectado. "No curso da busca pelo WannaCry, nós expusemos as máquinas. Enquanto esperávamos ver o WannaCry, nós tivemos um inesperado e menor invasor barulhento: a criptografia do Adylkuzz", explicam os especialistas.

Diferentemente do WannaCry, que "sequestra" o dispositivo e só o libera após um pagamento, esse novo malware cria uma moeda virtual comparável aos Bitcoins, rouba os dados dos usuários e recebe o pagamento em moeda virtual sem que o usuário perceba. (ANSA)


Notícias ao Minuto



Enviar Comentário

O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PB Agora gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.