João Pessoa, 19 de Outubro de 2017

11 de Outubro de 2017

Alunos da Escola Santos Dumont são recebidos na CMJP

Alunos da Escola Santos Dumont são recebidos na CMJP

 Cerca de 30 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont assistiram à sessão ordinária desta quarta-feira (11) e conheceram as dependências da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Eles ainda participaram de palestras organizadas pela Escola Legislativa sobre divisão dos poderes, funcionamento da Casa, funções do vereador e sobre as sessões e votações.


A iniciativa faz parte do projeto 'Escola na Câmara', que consiste em visitas orientadas de estudantes de escolas públicas e privadas às dependências da CMJP, em que os alunos do ensino fundamental e ensino médio terão a oportunidade de conhecer o Poder Legislativo, o papel do vereador e ter a experiência in loco de uma sessão ordinária.


O vereador Lucas de Brito (PSL/Livres), padrinho do projeto, deu as boas vindas e destacou a importância da iniciativa na formação dos alunos enquanto cidadãos. “Tive a oportunidade de estar na presidência interina da Casa no lançamento desse projeto, que é de grande importância. Ele se traduz numa aula prática dentro do Poder Legislativo, de grande contribuição para a formação cívica dos alunos”, explicou.


O assessor da Escola Legislativa, Kaleo Mariz Rodrigues Silva, explicou aos alunos, de maneira bem didática, sobre a divisão dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário em suas esferas. Rômulo Santana, também assessor da Escola Legislativa, explicou a composição e funções da Câmara, além do processo de formação das leis.


O presidente da Escola Legislativa, Paulo de Sá Barreto, também palestrou e explicando sobre as formas de participação da sociedade no Poder Legislativo. “A visita dos estudantes foi muito proveitosa. Eles tiveram a oportunidade de acompanhar as palestras e a sessão ordinária atentamente”, declarou.


Para o diretor da Escola Santos Dumont, os estudantes tiveram uma oportunidade valiosa de conhecimento. “Hoje os alunos têm noção da beleza que é a Casa Legislativa. É fundamental que eles tenham esse conhecimento para conseguir absorver o assunto dado em sala de aula, além de saber o que solicitar dos vereadores para tentar solucionar os problemas das comunidades em que vivem”, ressaltou.


Visitaram a Câmara os alunos do nono ano do ensino fundamental do colégio. Estefany Henrique do Nascimento, 14 anos, destacou que a aula em campo facilitou o aprendizado. “Está sendo muito legal e interessante. É importante que a gente possa participar de perto, assim aprendemos mais”, afirmou.


Já Moisés Rondinelli Silva, 14 anos, ressaltou que a visita proporcionou uma visão mais precisa do trabalho dos parlamentares. “Tivemos a oportunidade de ter uma concepção melhor dos trabalhos realizados pelos vereadores. É gratificante se interessar pelo processo eleitoral em outros momentos e não só na hora de votar”, lembrou.


Ascom



Enviar Comentário

O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PB Agora gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.