João Pessoa, 23 de Novembro de 2017

05 de Novembro de 2017

Especialista dá dicas de como se sair bem na redação do Enem

Especialista dá dicas de como se sair bem na redação do Enem

 Este domingo é o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio de 2017 (Enem). Os candidatos terão que responder 90 questões (sendo 45 de Ciências Humanas e 45 de Linguagens e Códigos), além disso, fazer uma redação (um texto dissertativo- argumentativo) com um tema proposto, a partir de uma situação problema (cultural, social ou política) em 30 linhas. Essa disciplina, temida pela maioria dos estudantes, tem caráter eliminatório e devido a isso a dica é seguir as normas gramaticais e textuais, escrevendo corretamente as palavras e acentuação.

Nessa reta final, a orientação é verificar os assuntos em destaque nos sites e também fazer uma revisão gramatical. Para ter uma redação de excelência é importante que o aluno tenha treinado bastante durante o ano o exercício da prática de texto, segundo comentou a professora Silvia Abrahão. Ela orienta que o candidato deve evitar os elementos repetitivos, seguir uma coerência e clareza no desenvolvimento da redação. “No final ele tem que sugerir uma proposta de intervenção que seja objetiva, não pode ser utópica e irrealizável, tem que ser possível de ser realizada”, frisou.

Nessa fase final, outra dica é ler bastante, ficar atento aos assuntos em destaque nos sites, conforme informou a professora. No entanto, Silvia Abrahão lembra que possivelmente o tema deste ano esteja pronto desde maio. Ainda de acordo com a professora, o diferencial de uma redação é ser bem paragrafada, alinhada, coerente e que se siga as etapas do modelo dissertativo-argumentativo: introdução, desenvolvimento e conclusão. “Apesar de não ser obrigatório o título, ele agrega qualidade ao tema”, afirmou, comentando que não preferia destacar os possíveis temas do Exame porque evita expectativas.

“Tirando o tema sobre a mulher, os demais pegam os professores de surpresa como movimento migratório, religioso, publicidade infantil. É importante que o aluno se interesse por todos os temas – político, cultural e social – para se preparar bem”, disse, acrescentando que uma forma de se atualizar também é buscar em sites de jornais e revistas online e blogs de teóricos, pois a Filosofia e Sociologia são importante na prova.

Redação



Enviar Comentário

O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PB Agora gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.