Após enchentes, Aeroporto Salgado Filho reabre nesta segunda no RS

PUBLICIDADE

Após quatro meses das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, os voos comerciais serão retomados a partir de hoje, segunda-feira (21/10) no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre,. A retomada das operações do aeroporto acontece após cerca de 170 dias fechados devido aos estragos causados pelas chuvas que atingiram o estado em abril e maio.

De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, cerca de 9 mil passageiros circularão já no primeiro dia de operação, que contará com 71 voos (37 partidas e 34 chegadas).
Segundo a Fraport, concessionária que administra o aeroporto, as primeiras rotas abrangem voos com origem ou destino a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

A expectativa é que a movimentação seja ampliada pouco a pouco, já que, mesmo operando com apenas parte da pista principal, o Salgado Filho já comporta até 128 operações domésticas por dia.
Com a volta gradual das operações, check-in, despacho de bagagens, embarque e desembarque de passageiros serão feitos no próprio aeroporto – temporariamente, na área internacional, com acesso pelas portas 5 e 6 do segundo piso.

Os primeiros estabelecimentos da praça de alimentação também começarão a funcionar na próxima semana. A previsão da Fraport é recuperar toda a pista de pouso e decolagem e restabelecer os primeiros voos internacionais até 16 de dezembro.

Responsável por mais de 90% do tráfego aéreo no Rio Grande do Sul, o Aeroporto Salgado Filho teve que ser integralmente fechado em 3 de maio, quando a catástrofe socioambiental que afetou mais de 2,34 milhões de pessoas em 468 das 497 cidades do Rio Grande do Sul, ceifando ao menos 183 vidas, alagou as pistas de pouso e decolagem e o terminal de passageiros.

Em agosto, a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a liberação, pelo Ministério de Portos e Aeroportos, de R$ 425,96 milhões para a empresa.

No último dia 27, o Palácio do Planalto autorizou, por meio da Medida Provisória nº 1.260, o Ministério de Portos e Aeroportos a repassar à Fraport a quantia aprovada pela Anac. O dinheiro será repassado à concessionária em parcelas, à medida que for comprovada a necessidade dos gastos. Consequentemente, o valor ainda pode ser ajustado.

Agência Brasil

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PB Agora/Datavox: Cícero lidera disputa pela prefeitura de João Pessoa com mais que o dobro das intenções de voto de Queiroga

Pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Datavox, em parceria com o portal PB Agora, divulgada neste…

21 de outubro de 2024

Prazo para registro de pesquisas eleitorais do 2º turno termina hoje

Termina nesta segunda-feira (21) o prazo para o registro de pesquisas eleitorais referentes ao segundo…

21 de outubro de 2024

Ex-candidato do UP à PMJP decide pela neutralidade no 2º turno em JP: “Voto nulo”

O ex-candidato à prefeitura de João Pessoa pelo partido Unidade Popular (UP), Yuri Ezequiel, anunciou…

21 de outubro de 2024

Relatora do TRE-PB vota contra afastamento de Dinho da CMPJ, mas mantém tornozeleira eletrônica; julgamento continua

Durante sessão realizada na tarde desta-segunda-feira (21), no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que…

21 de outubro de 2024

Cícero celebra liderança na mais recente pesquisa PB Agora/Datavox, mas alerta: “A eleição só termina na apuração”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), comemora os resultados da mais recente pesquisa…

21 de outubro de 2024

Justiça determina soltura do vereador reeleito Léo Madeira após quase um mês preso

A juíza Lilian Cananéa, da 1ª Vara Mista de Santa Rita, determinou, nesta segunda-feira (21),…

21 de outubro de 2024