O presidente da Palestina Mahmoud Abbas (à esq.) e Lula (à dir.) se encontraram durante evento da ONU, em NY. Foto: Ricardo Stuckert
Nessa semana, em discurso na ONU, Lula defendeu Cuba e saudou o presidente da Palestina Mahmoud Abbas – que em discurso de ontem na ONU não condenou o Hamas pelo terrorismo mas apenas Israel.
Lula também espalhou fake news em entrevista ao dizer que “o primeiro-ministro Netanyahu foi julgado pelo Tribunal Internacional, que julgou o Vladimir Putin, e ele está condenado da mesma forma do Putin”. Essa afirmação é mentira, pois foi a Corte Internacional de Justiça que julgou atos do Estado de Israel. Não houve julgamento ou condenação do TPI contra Netanyahu.
Lula não disse uma palavra condenatória na ONU sobre o ditador Maduro. Acerca da Ucrânia, chegou a dizer que Zelensky não era “esperto” por não buscar uma saída diplomática. Ora, Lula alivia para o agressor Putin e ainda critica a vítima. As falas de Lula rompem com o princípio constitucional brasileiro de “autodeterminação dos povos” (CF/88, art. 4º, III).
O problema da política externa de Lula não é intelectual, mas sim moral! Lula não mede palavras para criticar os Estados Unidos e Israel, enquanto leva o Brasil a se associar ao eixo das autocracias: China, Rússia, Venezuela, Cuba.
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O Estado da Paraíba ganhará em 2026 o Memorial Mestre Sivuca. O Governo do Estado…
Nessa quarta-feira (31), uma guarnição do 5º Batalhão da Polícia Militar foi acionada pelo Centro…
Após ser adiado pela Caixa Econômica Federal, o sorteio da Mega da Virada foi realizado…
Empossada como nova presidente da Câmara Municipal de Bayeux, a vereadora Jays de Nita usou…
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou nesta quinta-feira (1º) o…
O ganhador da Mega da Virada em João Pessoa pode ser morador do bairro de…