A universidade e o cristão

PUBLICIDADE

O pastor André Valadão gerou uma grande polêmica ao sugerir que: 1) universidade é lugar que pode tornar um cristão em um promíscuo, e 2) que perverte o intelecto já que um “doutor” ou “mestre” tende a não querer ouvir falar de Jesus. O perigo da universidade, segundo Valadão, está em frouxidão moral e pressões intelectuais.

1) Sobre a questão moral: a universidade é um ambiente que, comumente, recebe jovens em ebulição hormonal e tem uma moral secular. Um cristão verdadeiro pode fazer a diferença. Um crente que ama a Deus e teme seu Nome zelará pela glória divina até mesmo na Babilônia, quanto mais em uma universidade!

O discurso que diz “não deixa ir à universidade” é legalista e não alcança a raiz do problema, a saber, a falta de amor e temor a Deus. Um jovem cristão precisa se preocupar em amar a Deus de todo coração, na universidade ou fora dela. Só quando Deus é amado sobretudo, que o pecado, inclusive sexual, perde sua força.

2) Sobre a questão intelectual: é sabido que, especialmente na área de humanas, existe uma pressão muito grande sobre os cristãos. A Bíblia e os valores cristãos são, por vezes, questionados e até ridicularizados. Ademais, devido à polarização política, há uma grande dificuldade de trazer uma cosmovisão cristã para o debate universitário.

Muitas vezes falta pluralidade de ideias e autores. A universidade, a rigor, confessa secularismo. E, de fato, em muitos momentos, a universidade propaga ideias ruins, cria militantes políticos e se ancora em autores terríveis como Marx, Foucault e Freire. A universidade está, portanto, intelectualmente perdida?

De forma alguma! Nas exatas, saúde e humanas, a universidade tem excelentes pesquisas, bons debates e pessoas razoáveis. Quantas grandes contribuições científicas as universidades deram à sociedade! A militância agressiva é minoria. Em departamentos moderados, o cristão maduro e fiel ao Senhor pode crescer substantivamente através de bons debates de ideias.

Um testemunho pessoal: no meu curso de direito, escrevi um TCC sobre um autor liberal odiado pela esquerda; no meu mestrado em filosofia, escrevi sobre política a partir do pensamento neocalvinista; e no meu doutorado em filosofia, escrevi sobre filosofia jurídica a partir de uma visão cristã. Sempre fui claro sobre minhas crenças e amadureci no contato com cosmovisões distintas!

Valadão está errado! Sua fala nem respeita a contribuição que cristãos historicamente deram às universidades e só serve para reforçar o estereótipo de que evangélico é quadrado e estreito intelectualmente. Jesus disse que o cristão é uma luz que não pode se esconder sobre um monte. Subamos as colinas acadêmicas para dizer: Cristo é a verdade verdadeira!

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inscrições para 3ª edição da Ultramaratona Aquática encerram próxima quarta-feira

O prazo de inscrição para os competidores que desejam participar da 3ª edição da Ultramaratona…

24 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024