Clima quente, temperaturas elevadas em algumas regiões, frente frias avançado e mais chuva no Nordeste. Considerado o mês de transição entre os períodos chuvoso e seco na parte central do país, o mês de abril, o tempo no Brasil tende a ficar com temperaturas acima da média, na maior parte das Regiões, especialmente em áreas de Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e também parte da Região Sul, mais especificamente no norte do Rio Grande do Sul, meio oeste de Santa Catarina, norte e oeste do Paraná. No Nordeste, a previsão é de mais chuvas ao longo do mês.
Segundo os meteorologistas, essas áreas terão maior domínio de massas de ar quente e seco, que vão prevalecer boa, parte do mês, trazendo condições de temperaturas mais altas e alguns períodos até de calor intenso, especialmente em Mato Grosso do Sul. Este cenário, também, é previsto para algumas áreas do centro-oeste e norte do estado de São Paulo e norte do Paraná, especialmente na primeira quinzena de abril, com calor ficando mais acentuado. Nas demais áreas do país a tendência também é de temperaturas acima da média.
Na faixa litorânea do Nordeste, desde a costa norte até a faixa leste, estendendo em direção à Bahia, à temperatura acima do normal. Temperaturas seguirão acima da média
Segundo o Inmet, apesar da previsão de tempo chuvoso, abril será um mês com temperaturas acima da média em praticamente todo o País, principalmente na parte oeste das regiões Sul e Sudeste, além da Região Centro-Oeste.
Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar 26ºC. Na Região Sudeste, devem variar entre 22ºC e 26ºC, e na Região Sul, entre 18ºC e 24ºC. Já em áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste, são previstas temperaturas inferiores a 17ºC.
A tendência já é de enfraquecimento total do fenômeno no decorrer de abril e entraremos na fase de neutralidade – sem El Niño e La Niña no decorrer do mês. Há probabilidade da La Niña desenvolver-se entre Junho/Agosto de 2024 – com sua atuação voltada mais para o inverno no Brasil.
No decorrer do mês, também teremos mais entradas de ar frio, especialmente no Sul. Essas primeiras massas de ar frio do outono com uma intensidade maior vão encontrar ainda um domínio de ar quente sobre grande parte do país, então isso pode acabar trazendo temporais sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, até mesmo áreas do Paraná e de Mato Grosso do Sul.
De acordo com os meteorologistas essas massas de ar frio acabam trazendo eventuais quedas de temperatura também para o sudoeste de Mato Grosso do Sul e boa parte da Região Sudeste. Uma vez que essas massas de ar frio em São Paulo, elas tendem a passar mais por via litorânea e não tanto por via continental.
Com relação à chuva, ela tende a ficar acima da média em áreas do centro-sul da Região Norte, então pegando Acre, sul do Amazonas, também no norte de Mato Grosso, áreas do Centro-Norte do Tocantins, quase todo o estado do Pará, exceto o extremo norte, boa parte do Maranhão, também o Ceará, Piauí, áreas ali do Rio Grande do Norte, Paraíba e também toda a faixa leste até o sul da Bahia.
Nesses estados a tendência é que a chuva aumente em volume e frequência agora em abril, a Climatologia é atuando, a sazonalidade atuando, mas elas tendem a ficar mais volumosos do que o normal, uma vez que o Atlântico está muito aquecido, com temperaturas ainda acima da média.
SL
PB Agora
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…
Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …
O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…
Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…
A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…
Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…