Categorias: Brasil

Acordo histórico destina R$ 240 milhões para povos Avá-Guarani afetados com construção de Itaipu

PUBLICIDADE

Povos originários. Em uma reparação histórica, a Advocacia-Geral da União firmou nesta  segunda-feira (24), um acordo emergencial entre Itaipu Binacional, a Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Ministério de Povos Indígenas para a aquisição de 3 mil hectares de terras rurais  para os indígenas Avá-Guarani, no Paraná

Segundo o governo consiste numa  reparação pelos danos causados às comunidades indígenas Avá-Guarani durante a construção da Hidrelétrica de Itaipu. A procuradora Ana Caroline Silva assinou o pacto representando as comunidades Avá Guarani do Oeste do Paraná.

O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou, o acordo emergencial para a compra de 3 mil hectares de terra para os indígenas Avá-Guarani.

A compra, no valor de R$ 240 milhões, será feita com recursos da Itaipu Binacional como forma de reparação pela formação do reservatório da usina, na década de 1980.

O acordo prevê, entre seus principais pontos, que Itaipu, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e União publiquem pedido público de desculpas ao Avá-Guarani, “pelos danos causados na construção da usina, reconhecendo as responsabilidades da empresa”.

Além de representantes da hidrelétrica, da União e da Funai, assinaram o acordo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério Público Federal (MPF) e a Comissão Guarani Yyrupa, que representa os indígenas.

Segundo Itaipu, as novas áreas serão destinadas a 31 comunidades situadas nas terras indígenas Tekoha Guasu Guavirá e Tekoha Guasu Okoy Jakutinga, distribuídas em São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Helena, Terra Roxa e Guaíra onde vivem aproximadamente 5,8 mil pessoas.

Os Avá-Guarani lutam pelos seus direitos desde que foi iniciado o projeto da construção da usina hidrelétrica de Itaipu, em 1973. Essa luta tornou-se mais clara a partir de 1982, quando houve o alagamento de toda a região que hoje compreende o lago que abastece a hidrelétrica.

Essas terras continham locais sagrados para os indígenas tais como cemitérios e espaços de veneração de seus antepassados. Tudo isso se perdeu com o alagamento do território. O acordo se refere apenas à reparação do território Avá-Guarani.

A expectativa é que as comunidades que hoje possuem aproximadamente 5,8 mil indígenas, terão área suficiente para garantir a segurança alimentar e o sustento de suas famílias.

Redação

PUBLICIDADE
AddThis Website Tools

Últimas notícias

Veja programação completa do ‘O Maior São João do Mundo’ de Campina Grande 2025Veja programação completa do ‘O Maior São João do Mundo’ de Campina Grande 2025

Veja programação completa do ‘O Maior São João do Mundo’ de Campina Grande 2025

Evento terá terá 38 dias de festa neste ano, indo de 30 de maio a…

31 de março de 2025
Mídia nacional volta a apontar Aguinaldo como possível relator da ampliação da isenção do IR; definição caberá a Hugo MottaMídia nacional volta a apontar Aguinaldo como possível relator da ampliação da isenção do IR; definição caberá a Hugo Motta

Mídia nacional volta a apontar Aguinaldo como possível relator da ampliação da isenção do IR; definição caberá a Hugo Motta

A imprensa nacional voltou a destacar o nome do deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP)…

31 de março de 2025
Secretário Ari Reis diz que Saúde do Estado acompanha crise materno infantil em CG e oferta apoio à gestão municipalSecretário Ari Reis diz que Saúde do Estado acompanha crise materno infantil em CG e oferta apoio à gestão municipal

Secretário Ari Reis diz que Saúde do Estado acompanha crise materno infantil em CG e oferta apoio à gestão municipal

O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, afirmou, nesta segunda-feira (31) que vem acompanhando…

31 de março de 2025

Veneziano aponta urgência em definir candidatura da oposição para 2026: “Demora pode ser prejudicial”

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) comentou, nesta segunda-feira (31), o impasse dentro da…

31 de março de 2025

Tovar prevê extinção do PSDB e fala em erros no comando da legenda no eixo Brasília/São Paulo

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) tratou como certa a extinção do Partido da…

31 de março de 2025

Trens de João Pessoa terão nova grade de horários a partir deste dia 1º de abril; Confira!

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa divulgou, nesta segunda-feira (31), a…

31 de março de 2025