O mês de agosto começa nesta terça-feira (1º) com uma “cara” típica de El Niño: um maior volume de chuvas no Sul, menos no Norte e um clima mais quente em quase todo o Brasil, principalmente no Centro-Sul.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de chuvas próximas ou ligeiramente abaixo da média em quase todo o Norte e Nordeste do país durante o mês. É importante destacar aqui que, nesta época do ano, “chuvas dentro da média” significam volumes considerados baixos para a maior parte do país, já que este é um dos principais meses da época seca.
á nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, espera-se volumes próximos ou ligeiramente abaixo da média, com possibilidade de chuvas localizadas no litoral do Sudeste devido a frentes frias.
Enquanto isso, no Sul, agosto será marcado por volumes de chuva que devem ficar próximos ou acima da média no leste dos estados, mas abaixo da média no noroeste e oeste do Paraná.
E no quesito temperaturas, de modo geral, elas estarão acima ou dentro da média em quase todo o país, mas com episódios de frio na virada da quinzena e possivelmente no final do mês que vão se concentrar especialmente na região Sul do país.
Nordeste – No oeste da Região Nordeste, o tempo é seco nesta época do ano, portanto, a previsão é de volume inferior a 20 mm ou nenhuma chuva em algumas localidades.
Além disso, como esperado, o tempo deve ficar um pouco mais quente nessa época do ano. No Maranhão e Piauí, por exemplo, os valores médios podem superar os 28ºC.
A previsão do Inmet indica também baixos acumulados de chuva, podendo ultrapassar 30 mm em áreas do litoral da costa leste da região nesta e na próxima semana. Já em algumas áreas do Maranhão, Piauí e Bahia, norte e no interior da região Nordeste, não há previsão de chuva, prevalecendo o tempo seco até a próxima semana.
Redação com G1