AL: contra compra de votos, juiz restringe venda de comida
A Justiça Eleitoral da cidade de Pilar, a 36 km de Maceió (AL), resolveu proibir a venda de bebidas alcoólicas e de comida no dia da eleição. Segundo o juiz Carlos Bruno Ramos de Oliveira, a medida é para coibir a venda de votos. Isso porque, nas eleições passadas, a comida era usada como instrumento de barganha pelos candidatos.
A proibição de venda de alimentos atinge supermercados, mercadinhos, restaurantes e ambulantes. Nenhum deles pode abrir as portas neste domingo. A exceção é para os estabelecimentos comerciais cadastrados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para vender comida às pessoas que vão trabalhar no processo eleitoral. Eles também vão estar abertos à população.
A medida começa a valer a partir das 22h deste sábado e fica em vigor até às 5h da próxima segunda-feira. “Adotamos esta posição porque, em eleições anteriores, houve denúncias de que candidatos estariam comprando alimentos e trocando por votos”, disse Ramos. A venda de bebidas alcoólicas está proibida desde as 13h deste sábado.
Ainda de acordo com o juiz, assim como a Lei Seca, a medida é para prevenir segurança, já que não foi aprovado o envio de tropas federais para Pilar, mesmo sendo município com histórico de violência. Em 2008, o então vice-prefeito Beto Campanha foi assassinado.
A decisão agradou quem foi cadastrado pelo TRE. “Vamos funcionar amanhã até às 14 horas”, disse a gerente de um supermercado, Ana Paula Pereira, acreditando que o faturamento neste domingo será maior que nos anos anteriores.
Já quem não foi cadastrado, reclama da medida da Justiça.”Ninguém concordou com isso porque é o período que mais vende”, disse a funcionário de outro mercadinho, Thaiane Correia. “Deveriam liberar os lanches”, afirmou a ambulante Josineide Araújo. “Mas, a gente de cumprir o que a Justiça manda”, completou.
Eleições 2012
As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.
A votação acontece em 5.568 municípios – somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.
TERRA