Com chapéu na cabeça e acenos ao público, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou ontem, domingo (15/12) o Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, onde estava internado desde a última terça-feira (10/12). Ele disse que era bastante disciplinado e garantiu que iria se esforçar para seguir as orientações médicas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já pode voltar a trabalhar normalmente após alta hospitalar segundo a sua equipe médica.
Após o pronunciamento dos médicos em coletiva de imprensa, o chefe do Executivo apareceu de surpresa no local.
Lula afirmou que deve fazer uma reunião ministerial ainda em 2024. Segundo o médico pessoal da Presidência, Lula está autorizado a fazer atividades compatíveis ao cargo de presidente da República, como reuniões e despachos internos.
O presidente não pode realizar exercícios físicos nem realizar viagens internacionais, disse Kalil. Voos de curta duração estão autorizados.
Lula disse também que avalia se participará do Natal dos Catadores deste ano. O evento, organizado anualmente pela Ancat (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), conta tradicionalmente com a presença do presidente. Em 2024, será realizado em 20 de dezembro.
O presidente permanecerá em São Paulo até a próxima quinta-feira (19), quando será submetido a uma nova tomografia para a reavaliação do seu quadro clínico. Durante esse período, o presidente permanecerá em sua residência na capital paulista.
De acordo com Kali, Lula necessitará de cuidados comuns em um pós-operatório por cerca de um mês. Durante a coletiva, o presidente disse que os médicos ficaram “assustados” com o seu quadro de saúde e que só tomou ciência da gravidade após o procedimento cirúrgico.
“Confesso que fiquei um pouco assustado com a quantidade de líquido na cabeça”, afirmou o presidente. Em sua fala, Lula também agradeceu aos médicos que cuidaram de sua saúde durante o período de internação.
Emocionado, Lula disse que agora “está certo que está curado”, mas que precisará se cuidar, sem poder fazer exercícios físicos intensos.
O presidente não poderá fazer exercícios físicos nos próximos dias, mas poderá voltar ao trabalho, dentro de um protocolo médico. Lula está autorizado a viajar de avião, desde que sejam viagens curtas. As internacionais, por enquanto, estão suspensas.
O presidente relatou quais sintomas sentiu antes de ser internado para a cirurgia de emergência de drenagem do hematoma na cabeça, ainda consequência da queda no banheiro.
Foto: Paulo Pinto /Agência Brasil