Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão acessar o extrato de pagamento do benefício pelo celular. Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), o aplicativo, que será disponibilizado nas próximas semanas, também possibilitará aos segurados identificarem, no momento da consulta, qual é a agência da previdência social mais próxima.
Atualmente, os extratos só podem ser consultados por meio de computadores e nas agências bancárias, pelas quais os segurados recebem os benefícios. Entretanto, somente o último contracheque está disponível. Os antigos têm que ser solicitados nas agências. Mas pelo menos 12 funcionalidades estão em desenvolvimento, e a ideia é que até 80% dos serviços prestados pela Previdência possam ser acessados pelo celular. No futuro, até mesmo o requerimento de benefícios deixará de ser presencial.
O lançamento dos serviços faz parte da estratégia de tornar o atendimento prestado pelo INSS mais rápido e seguro, explicou o presidente da autarquia, Leonardo de Melo Gadelha. Ele afirmou que a tendência é a incorporação de novas tecnologias aos processos de concessão de benefícios. “Até o reconhecimento facial é uma alternativa que pode dar mais segurança e evitar fraudes”, destacou.
O uso de biometria combinada, explicou o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, é a melhor estratégia para que o país crie uma identidade única para segurados e cidadãos. Para ele, o reconhecimento facial e por meio da íris são as mais interessantes. “Existe tecnologia em que o reconhecimento é feito a um metro de distância, e já há testes para três metros. Os aeroportos norte-americanos e empresas privadas dos Estados Unidos já utilizam isso”, disse.
Redação