A Black Friday Brasil 2016 ocorre na próxima sexta-feira (25) e tem como principal atrativo descontos de até 80%. No entanto, existem sites de e-commerce que aproveitam a situação para enganar os consumidores com descontos falsos, cancelamento da compra sem justificativa, fretes com preços abusivos, entre outros problemas. O Procon-SP divulgou uma atualizada lista com mais de 500 lojas virtuais para manter distância, especialmente durante o maior evento de varejo do ano que se aproxima.
O órgão leva em consideração diversos aspectos antes de incluir lojas virtuais na lista de e-commerce a ser evitado. Em primeiro lugar, a instituição recebe as denúncias de consumidores e, com base nisso, comunica o ocorrido à loja. Caso o estabelecimento não se pronuncie sobre a reclamação ou não seja encontrado, o site entra na lista de lojas perigosas — que é permanente e se mantém atualizada.
Para atender os consumidores, o Procon-SP realizará uma força-tarefa durante a realização do evento para dar conta do volume maior de reclamações. Para enviar denúncias, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone “151” entre os dias 24 e 25 – até às 2h com retorno no mesmo dia, das 6h às 22h. Também é possível deixar queixas via Facebook e Twitter, ou pelo próprio site do Proncon-SP (procon.sp.gov.br) . Outra opção é usar a hashtag #ProconSPdeolhonaBlackFriday para marcar posts.
Outro site que já esta fazendo o monitoramento de preços é o Reclame Aqui, referência em reclamações online e que acompanha o evento de compras.
No levantamento deste ano do Procon-SP, foram adicionadas 518 novas lojas de e-commerce do Brasil a serem evitadas por consumidores. Confira a lista, atualizada pela última vez no dia 10 de novembro, completa no link ao lado (sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php).
TechTudo
O consumidor pessoense que vai fazer compras durante a Black Friday deve ficar alerta e…
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…
Um veículo foi encontrado, na madrugada de hoje (26), completamente destruído. De acordo com a…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) encerra, hoje (26), as inscrições para concurso público. A…
Um homem de 51 anos foi preso, na última segunda-feira (25), suspeito de esfaquear outro…