Curiosidade, surpresa e um toque de apreensão marcaram a noite desta sexta-feira (22) para os residentes de diversas cidades do Nordeste, incluindo a Paraíba, que compartilharam em suas redes sociais a visão de uma grande bola de fogo cortando o céu em alta velocidade. Depois a bola se divide em diversas outras menores com a mesma intensidade luminosa da maior.
Diversos vídeos registrando o fenômeno foram amplamente divulgados em várias localidades da Paraíba, gerando especulações e mesmes sobre o que seria o fenômeno.
De acordo com uma análise preliminar da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), conforme reportado pelo jornal Folha de S.Paulo, o fenômeno visto nos céus de algumas cidades do Nordeste ontem trata-se da reentrada na atmosfera de detritos espaciais provenientes de um foguete chinês lançado em 2018 a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, localizado na província de Sichuan.
Reentrada de lixo espacial, dia 22/12/2023 aprox. às 10h30, no nordeste do Brasil. Possivelmente um estágio de foguete chinês lançado em Janeiro de 2018. Se vc viu a bola de fogo, envie seu relato, foto ou video para https://t.co/y9OvvDMcPB#bramon #meteoro #boladefogo #meteor pic.twitter.com/q81rCxjfXJ
— Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (@bramonmeteor) December 23, 2023
PB Agora