O evento desse domingo demonstrou que o bolsonarismo continua a ser um fenômeno político expressivo e com grande capacidade de mobilização. E também mostrou que continua a se sustentar na retórica de que, dentre outras coisas, Bolsonaro é um enviado de Deus e, por isso, um perseguido.
Mais uma vez, temos a mistura explosiva entre bolsonarismo e religião, principalmente, evangélica. Os discursos de Michele e Silas Malafaia foram no sentido de que Bolsonaro é um enviado pelo próprio Deus e, consequentemente, um perseguido.
Essa mistura bolsonarismo-evangelicalismo é um erro danoso à fé e pregação bíblica. Michele disse que estava vendo o “exército de Deus nas ruas” e acrescentou que “desde 2017, nós estamos sofrendo porque exaltamos o nome do Senhor no Brasil”, pois “meu marido foi escolhido porque declarou que era Deus acima de todos”.
Posteriormente, Michele argumentou que não misturar política, leia-se bolsonarismo, e religião deixou que o mal tomasse o espaço, mas que havia chegado o “momento da libertação”.
O que diria Jesus a um povo que defende um político em nome do próprio Deus?
Bolsonaro tem todo o direito de se defender e se manifestar. E o cristão pode até concordar com ele nas críticas a posturas do STF. Contudo, é preciso afastar o bolsonarismo da fé evangélica. O reino de Deus não é desse mundo e nenhum político é a representação divina na terra.
A mistura de evangelicalismo e a ideologia em torno de Bolsonaro já causou e continuará a causar muitos danos à religiosidade evangélica brasileira. É preciso abandonar essa associação!
Anderson Paz
Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica do portal PB Agora.
Inaugurado em fevereiro deste ano, o sistema de vigilância por câmeras inteligentes na cidade de…
A Polícia Civil da Paraíba realizou uma operação nesta segunda-feira (25), que resultou na prisão…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou nesta segunda-feira (25) que a operação carro-pipa…
A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba, que enfrenta uma paralisação devido a questões orçamentárias,…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizará, nesta terça-feira (26), a eleição da mesa diretora…
O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (25), o calendário de pagamento dos servidores…