A Paraíba o tempo todo  |

Brasil pode ficar inabitável em 50 anos, segundo estudo da NASA

Agência norte-americana divulgou resultados de uma pesquisa com projeção de temperaturas para diversas regiões do planeta

De acordo com um estudo da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), o Brasil pode ficar inabitável em 50 anos. Conduzida pelo cientista Colin Raymond, do Laboratório de Propulsão a Jato da agência, a pesquisa mostra como o aumento constante da temperatura global, bem como as ondas de calor cada vez mais frequentes, podem tornar o ambiente extremamente prejudicial à saúde dos seres humanos.

A NASA também destacou que partes do Golfo Pérsico, no oriente médio, o sul do Ásia e o Mar Vermelho, região entre o continente africano e o asiático, podem atingir temperaturas inabitáveis ainda mais cedo, em 2050. A projeção é de que o cenário atinja o território brasileiro e o leste da China em 2070.

Por que o Brasil se tornaria inabitável?
Segundo a agência norte-americana, essas regiões se tornaram inabitáveis pela projeção de temperatura de bulbo úmido, um cálculo que mostra o quanto um objeto consegue se resfriar quando a umidade dele evapora. Raymond afirma que os seres humanos conseguem sobreviver por seis horas em uma temperatura de bulbo úmido acima de 35 ºC. Acima disso, o suor já não é mais capaz de resfriar o corpo.

“Pense em quando você sai de um banho quente. A água evapora do seu corpo e você se sente mais fresco. Mas se estiver quente ou úmido (ou ambos) no ambiente, será mais difícil sentir frio. Essa sensação está diretamente relacionada ao que a temperatura do bulbo úmido está medindo”, explicou a NASA, em uma publicação no site oficial.

 

O Tempo

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    O indiciamento de Bolsonaro

    A Polícia Federal indiciou Bolsonaro ao entender que existem elementos que indicam eventual cometimento de crime de tentativa…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe