Brasil registra recorde histórico com mais de 2,1 milhões de passageiros em voos internacionais

PUBLICIDADE

Em novembro, a aviação civil brasileira bateu um recorde histórico, transportando mais de 2,1 milhões de passageiros em voos internacionais. O número representa um salto de 14% em relação ao mesmo período de 2023, quando 1,8 milhão de pessoas viajaram para o exterior.  O indicador continua em alta pelo 44º mês consecutivo. Os dados foram divulgados pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

Apenas em novembro, cerca de 12 mil voos internacionais foram realizados. No acumulado do ano, o indicador cresceu 15,6%.

Para o ministro da Pasta, Silvio Costa Filho, 2024 foi um ano de “sucesso” na aviação internacional, com previsão de ser o melhor da indústria do turismo. Ele atribui os bons resultados às ações adotadas pelos setores público e privado, como o lançamento do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati), que promove o Brasil no mercado internacional.

“A cada quatro turistas que chegam no Brasil, é um emprego que é gerado. Essa é uma indústria limpa, que gera empregos rápidos que, de fato, consolida ainda mais o fortalecimento da economia brasileira”, afirma.

Entre janeiro e novembro deste ano, mais de 22,6 milhões de pessoas saíram dos aeroportos brasileiros rumo ao exterior — um aumento de 17% em comparação ao mesmo período do ano passado. Chile, Portugal, Argentina e Estados Unidos são os destinos preferidos de quem viaja tendo o Brasil como origem e/ou destino.

Os voos internacionais estão em alta, mas os domésticos não ficam atrás. Em novembro, 8 milhões de passageiros voaram pelo Brasil, um aumento de 6% em relação ao mesmo período de 2023, o melhor valor para o mês desde 2019. A oferta de voos também cresceu (6,5%), com destaque para as regiões Sudeste e Nordeste.

De janeiro a novembro, a aviação brasileira civil já transportou mais de 107 milhões de pessoas — considerando a movimentação total. Esse é o maior volume registrado para o período desde que a série histórica começou, em 2000. Os dados são do painel de Demanda e Oferta, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Além disso, dados da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) mostram que o Brasil é um destaque no cenário global. Em termos de voos domésticos, é o quarto maior do mundo — atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão —, representando 12% do total mundial. O país apresentou crescimento de 6,6% nas operações nacionais, valor maior que a média global, que ficou em 5,6%.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para 58 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, neste sábado (04), um alerta de baixa umidade…

4 de janeiro de 2025

Família é resgatada após naufrágio em moto aquática no rio Paraíba

Uma família composta por um pai e seus dois filhos, de 17 e 11 anos,…

4 de janeiro de 2025

João Pessoa é destaque na BBC como destino turístico em alta no NE: de capital ‘esquecida’ a nova ‘queridinha’ do verão

A capital paraibana, João Pessoa, está em evidência internacional. Neste sábado (04), a cidade foi…

4 de janeiro de 2025

Operação Verão 2025 combate loteamento irregular da faixa de areia em Cabedelo

Na manhã deste sábado (04), na orla de Cabedelo, ocorreu a Operação Verão 2025, uma…

4 de janeiro de 2025

Foto de ministro de Lula ao lado de Cássio Cunha Lima em Camboinha aquece especulações sobre articulações políticas

Neste sábado (04), uma foto tirada em Camboinha, em Cabedelo, trouxe à tona um encontro…

4 de janeiro de 2025

Ossada humana é encontrada em região de mata próxima ao açude de Bodocongó, em CG

Uma ossada humana foi localizada na noite dessa sexta-feira (03) em uma área de mata…

4 de janeiro de 2025