Um dos principais charmes do Brasileirão é o fato de ele ser o campeonato nacional mais equilibrado do mundo. Por isso, todos os anos milhões de torcedores utilizam os principais apps de apostas para dar os mais variados palpites. Afinal, há sempre muitos times com chances de ser campeão.
Prova disso é o fato de que o Brasileirão poderá ter seu quarto campeão diferente nas últimas cinco edições. Basta, portanto, que o Botafogo confirme seu favoritismo e fique com a taça – algo que está cada vez mais próximo.
Assim, os campeões de 2020 para cá seriam os seguintes: Flamengo (2020), Atlético Mineiro (2021), Palmeiras (2022), Palmeiras (2023) e, possivelmente, Botafogo (2024).
É claro que nada está garantido ainda, e o Botafogo não terá vida fácil nesta reta final. A própria temporada 2023 mostra que muitas reviravoltas são possíveis no Brasileirão.
O Alvinegro ainda tem em seu encalço o próprio Palmeiras, além do Fortaleza e do
Flamengo, que também sonham com o título. As próximas rodadas, portanto, serão de intensa disputa.
Embora, no momento, o favoritismo esteja com o Botafogo, no futebol brasileiro os cenários mudam rapidamente e, por isso, é preciso ficar atento ao que acontecerá nos próximos jogos.
Botafogo também luta por título da Libertadores
O fato de o Botafogo estar na final da Libertadores pode interferir diretamente na corrida pelo título brasileiro.
Afinal, é preciso ver como o Glorioso irá agir daqui em diante. Jogadores serão poupados, principalmente perto do dia da decisão da Libertadores? E o lado psicológico dos atletas, envolvidos em duas competições importantes, como será afetado?
Além disso, vale se questionar se o fantasma da temporada 2023 já ficou no passado ou ainda ronda General Severiano. É verdade que, por enquanto, o Botafogo conseguiu chegar longe, mas não sem dar sustos na torcida.
No confronto contra o Palmeiras, nas oitavas de final da Libertadores, os torcedores botefoguenses viram o filme de 2023 se repetir. O time acabou sendo salvo por um toque de
mão de Gustavo Gómez naquele que seria o gol da virada palmeirense.
Depois, contra o São Paulo, novamente o Botafogo tomou susto e acabou levando a decisão para os pênaltis. De todo modo, o clube carioca conseguiu vencer todos os duelos e chega à reta final da temporada podendo conquistar os dois principais títulos do ano.
Campeonato Nacional mais equilibrado do mundo
Um eventual título do Botafogo no Brasileirão 2024 apenas confirmaria que ele é, dentre os principais campeonatos nacionais do mundo, o mais equilibrado.
Desde o início da disputa do Brasileirão, 17 times diferentes já levantaram a taça e essa alternância de campeões mostra por que o Campeonato Brasileiro desperta tanto interesse dos torcedores.
Ao contrário do que acontece na maioria dos países, em que há sempre dois ou três times com chances de título, no Brasil, a cada ano, muitos times diferentes iniciam a temporada podendo lutar pela taça.
Dessa forma, a emoção está sempre garantida. Além disso, muitas surpresas e reviravoltas podem acontecer depois de o campeonato iniciar.
Em 2017, por exemplo, quase ninguém apostaria na conquista do Corinthians, assim como no ano passado seria absurdo imaginar que o Botafogo perderia o título.
Entretanto, ambos os cenários tonaram-se realidade. Será que, na atual temporada, também haverá reviravolta na reta final do Brasileirão?
Crescimento do Brasileirão
Ao longo dos últimos anos, o Campeonato Brasileiro vem crescendo consideravelmente. Com cada vez mais dinheiro sendo injetado na competição, os times têm conseguido reforçar seus elencos e investir em infraestrutura.
Esse crescimento é visível na comparação com os demais campeonatos nacionais da América do Sul. Os times brasileiros se distanciaram tanto de seus rivais continentais que as últimas cinco edições da Libertadores foram conquistadas apenas por clubes daqui.
Neste ano, aliás, o cenário irá se repetir, uma vez que a decisão será disputada entre Atlético Mineiro e Botafogo.
As perspectivas para os próximos anos, portanto, são animadoras. O Brasileirão tende a continuar crescendo e não é à toa que, recentemente, o campeonato tem sido transmitido em outros países.
Não falta potencial para que o Brasileirão se torne um produto atrativo para o exterior e obtenha cada vez mais interesse do mercado internacional. Ainda há muito a ser feito, mas não se pode negar que o futebol nacional já avançou bastante.
Imagem de kp yamu Jayanath por Pixabay