O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou há pouco, por 362 votos a 48, a parte do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) que reduz para 29 anos a idade mínima para a eleição de governador, vice-governador e senador.
Os deputados estão votando nesta quinta-feira os pontos pendentes da proposta de reforma política (PEC 182/07). Mais cedo, o Plenário aprovou a redução da idade para quem quer ser deputado dos atuais 21 anos para 18.
Neste momento, está em análise a proposta que modifica a data da posse de Presidente da República e de governadores. A nova data proposta pelo relator é 5 de janeiro.
Atualmente, a Constituição Federal prevê que a posse ocorre em 1º de janeiro.
Câmara reduz idade mínima para quem quer ser deputado
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou há pouco, por 337 votos a 73, uma emenda do Solidariedade à proposta de reforma política (PEC 182/07 e apensadas) que reduz para 18 anos a idade mínima para a eleição de deputados federais, estaduais e distritais. O texto aprovado modifica o artigo 14 da Constituição Federal.
Neste momento, os deputados analisam o texto do relator da reforma política, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), na parte que reduz para 29 anos a idade mínima para a eleição de governador, vice-governador e senador.
Hoje, para ser governador e vice-governador de Estado e do Distrito Federal é preciso ter 30 anos e, para se eleger senador é preciso ter 35 anos.
Redação