A Paraíba o tempo todo  |

Chuvas levam quatro cidades a decretar emergência em Santa Catarina

Continua chovendo forte em várias regiões do Brasil. Em Santa Catarina, as fortes chuvas que atingem parte do estado,  já causaram danos e transtornos em diversas cidades do estado.

Em quatro municípios,  Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos e Tijucas,  a prefeitura decretou situação de emergência devido às consequências do grande volume de água.

O maior volume de chuva registrado até esta tarde em todo o território catarinense ocorreu em Tijucas, na Grande Florianópolis: 280 milímetros. Por causa da intensidade dos eventos climáticos, a Secretaria Estadual de Defesa Civil emitiu alerta à população, destacando os riscos de alagamentos, enxurradas, deslizamentos, quedas de árvore e os consequentes danos à infraestrutura, como eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Em Itajaí, no litoral norte catarinense, a precipitação pluviométrica agravou a situação em áreas de encosta e regiões propensas a alagamentos, que já estavam sendo monitoradas devido à condição do solo, encharcado pelas chuvas dos últimos dias.

Em Minas Gerais, as chuvas obrigaram prefeituras de ao menos quatro estados a declarar situação de emergência ou de calamidade pública. No Estado 58 municípios estão nessa situação.

Na Bahia, municípios decretam emergência por causa da chuva. Os temporais atingiram 65 cidades do Estado e mais de 1,1 mil pessoas tiveram que sair de casa.

As chuvas também tem causado estragos em Sergipe. Ontem, quinta-feira (15/01), o comitê de gerenciamento de crise do governo do estado inspecionou alguns dos municípios mais atingidos pelas fortes chuvas.

Cidades como  Frei Paulo, Itabaiana, Lagarto e Salgado, regiões do agreste e centro-sul podem decretar situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil. Nas últimas 24 horas, foram registrados 51 mm de chuva em Poço Redondo, no povoado Santa Rosa do Hermírio.

O estado registrou um acumulado de chuva superior ao esperado para todo o mês de janeiro. 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe