A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Comandante da FAB defende troca do avião presidencial

Após pane sofrida em viagem nesta semana, o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro do ar, Marcelo Damasceno, defendeu a troca do avião presidencial.

“Pessoalmente, eu defendo a troca] Esse avião completa agora, em 5 de janeiro, 20 anos. Eu era comandante do esquadrão quando recebi o avião. O avião é muito seguro, mas, além disso, ele tem uma autonomia que nos atende em parte. Acho que um país como o nosso, uma potência mundial, entre as 10 economias do mundo, deve ter um avião maior. Que tenha mais autonomia, que tenha mais espaço para levar o mandatário do país.”

O comandante disse ainda que o tamanho e a posição geográfica do Brasil fazem com que haja a necessidade de aviões que possam cruzar o mundo com maior autonomia. O avião com o problema continua no México e deve ter o motor trocado para então voltar ao Brasil, acrescentou.

O atual avião presidencial não tem um sistema que expila combustível no ar. Por isso, teve que ficar voando em órbita.

As discussões sobre uma possível troca da aeronave presidencial ressurgiram após o avião em que viajava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e comitiva sofrer pane quando voltava da Cidade do México para Brasília, logo após a decolagem.

O avião teve que voar em torno do aeroporto da Cidade do México por cerca de quatro horas para consumir o querosene e, assim, não pousar tão pesado, com maior segurança.

Ainda não se sabe o que motivou a pane. Uma apuração está em curso. Não se descarta um desprendimento de peça ou que um pássaro tenha atingido o motor do avião, embora não haja uma indicação clara dessa última hipótese, por exemplo, informou o comandante. Até o momento, não foram encontradas marcas de sangue ou penas.

O militar disse que em nenhum momento houve o desligamento de turbina. Ele acrescentou que técnicos, inclusive do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), estão apurando o ocorrido. Ele disse não haver prazo para a conclusão do relatório preliminar.

Em nota divulgada à imprensa, após as falas, o comandante disse ainda que a tripulação adotou todas as medidas de segurança recomendadas, “mantendo o controle total da aeronave e da situação”.

Redação com CNN

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe