Já vai longe o tempo em que o resultado do jogo do bicho era apenas fixado no poste. Para atrair novos apostadores e aumentar o lucros, os banqueiros resolveram investir alto nas redes sociais. Além de promover apostas online, os resultados das extrações diárias são divulgados agora em sites como o Orkut e até o Facebook.
Para dar mais gás ao negócio ilegal , foi criada ainda uma nova extração do jogo. Apelidada pelos apostadores de Trem das 11, a extração das 11h começou a funcionar no Rio no dia 1º de agosto.
Além dela, existem ainda outras três extrações diárias : o paratodos, das 14h, a extração das 18h e a corujinha, como é conhecido o sorteio das 21h. Entre agosto e outubro, o EXTRA monitorou um dos sites utilizados pela contravenção, o qual foi a boa do jogo do bicho, onde os resultados são divulgados.
A página tem um link para o facebook, onde no mural de recados também são colocados os resultados das extrações. Neste caso específico, há uma defasagem de tempo em relação aos resultados disponibilzados no site.
Na sexta-feira, por volta das 20h , por exemplo, enquanto a página inicial disponibilizava o resultado das extrações das 11h, 14h e 18h do Rio, (nesta última deu tigre na cabeça, com a milhar 7986), um link para o Facebook ainda mostrava o resultado da extração das 18h do dia anterior, com as milhares dos três primeiros prêmios.
A mesma divulgação é feita no Orkut, onde a comunidade qual foi a boa do jogo do bicho tem 1.472 membros. Por email, o EXTRA entrou em contato com o site, sem revelar que se tratava de uma reportagem, para tentar mostrar se era possível ser feita uma aposta on line.
Depósito e créditos
Uma conta bancária foi disponibilizada pelos administradores, para receber um depósito de R$ 30. O dinheiro foi depositado no banco Itaú da Rua de Santana, no Centro do Rio, e gerou um crédito no mesmo valor. No dia 11 de agosto, também por email, o repórter fez uma aposta no valor total de R$ 3,20.
Uma mensagem do administrador confirmou o jogo, que foi fixado na página.
O restante do dinheiro se transformou créditos, que não foram mais usados durante a reportagem do EXTRA.
Resultado das extrações pelo telefone
O qualfoiaboajogodobicho.com não é o único site que presta serviços para a contravenção na internet. Há pelo menos mais dois sites onde os resultados das extrações são divulgados. São eles o jogo do bicho.com e o jogo do bicho.com resultados.
Este último, além dos resultados do jogo do bicho, também fornece os números sorteados dos jogos promovidos pela Caixa Econômica Federal, entre eles a Mega-Sena e a Lotomania.
Disque bichofone
Para atender aos apostadores que não dispõem de computadores, a cúpula do jogo do bicho colocou um serviço telefônico à disposição dos clientes da contravenção.
O bichofone atende através do número 4003-7089, com uma secretária eletrônica. Uma voz de mulher diz que basta teclar uma das opções para consultar o resultado. A opção número 4 é referente a extração das 11h. A número 1 dá o direito ao apostador a ouvir o sorteio das 14h. Já a opção número 2 diz respeito ao sorteio das 18h, e a 3, à extração das 21h.
Procurador e juíza acham um absurdo
Entre as décadas de 80 e 90, o então Procurador de Justiça do Rio e atual subsecretário estadual de Direitos Humanos, Antonio Carlos Biscaia, ajudou a colocar atrás das grades a cúpula do jogo do bicho. Procurado pelo EXTRA para comentar o assunto, Biscaia disse que o uso das mídias sociais pelos banqueiros de bicho é uma clara tentativa de atrair mais fregueses para a contravenção.
— Isso é inaceitável. A contravenção está aprimorando um método de captação de novos clientes. As novas gerações de banqueiros estão aprimorando o jogo e estão mais ousados —concluiu Antonio Carlos Biscaia.
A mesma opinião tem a juíza aposentada Denise Frossard, que durante o período em que Biscaia esteve à frente do Ministério Público mandou os bicheiros para a prisão.
— Antigamente, eles (bicheiros) colocavam o resultado no poste. Agora é na rede social. O que está acontecendo é brincadeira. O crime está utilizando a tecnologia para se inovar — disse a juíza.
Extraonline