A Receita Federal informou nesta quarta-feira (1º) que as 6.249 unidades próprias dos Correios já permitem a emissão na hora do número do CPF. Na sistemática anterior, o número podia levar até sete dias úteis para ser gerado.
Em uma segunda etapa, segundo a Receita, o sistema entrará em operação também para os pedidos feitos nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Após o atendimento, o órgão informa que o contribuinte poderá imprimir o comprovante de inscrição no CPF pela página da RFB na Internet, por meio de certificado digital ou código de acesso.
“Com isso, extinguiu-se a burocracia decorrente da emissão do cartão CPF em plástico, envelopamento manual, postagem, controle de cartões devolvidos, destruição de cartões não entregues etc.”, diz a Receita em nota.
Caso haja algum impedimento para a emissão do documento, a conveniada – Correios, Caixa e BB – poderá informar o problema imediatamente, para que o contribuinte procure uma unidade da Receita.
A nova sistemática também vai eliminar a necessidade de 2ª via do cartão de CPF, já que o comprovante de inscrição poderá ser emitido por meio da página da Receita quantas vezes forem necessárias. O novo cartão também vai permitir checar a autenticidade da inscrição pela página da RFB.
G1
Em reunião marcada por tumulto entre deputados e manifestantes, a Comissão de Constituição e Justiça…
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), entregou na noite de ontem…
Em sessão plenária realizada ontem (27), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) atendeu parcialmente…
Um jovem de 17 anos foi espancado e levado para o Hospital de Trauma em…
Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…