Categorias: Brasil

CPI da Covid-19 dá 48h para Saúde explicar suspensão da vacinação de adolescentes

PUBLICIDADE

Um dia depois de iniciar a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, o Ministério da Saúde recuou e determinou, nesta quinta-feira, 16, a suspensão da campanha destinada a esta faixa etária. Em razão disso, a CPI da Covid-19 reagiu e requisitou que a pasta explique, em um prazo de 48 horas, quais fundamentos científicos embasaram a decisão. O requerimento foi apresentado pelo vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e aprovado pelo colegiado.

De acordo com a nota informativa da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, órgão do Ministério da Saúde, uma das razões que pautou a decisão é o fato de a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomendar a imunização de crianças e adolescentes. Ocorre que a OMS diz apenas que a vacinação desta faixa etária não é prioritária.

“A nota informativa do Ministério da Saúde falando sobre a não necessidade de vacinação de adolescentes de 12 a 17 volta atrás na posição anterior. Na retificação, o primeiro argumento é o de que a Organização Mundial da Saúde não recomenda a imunização de crianças e adolescentes com ou sem comorbidades. Em uma rápida pesquisa no site da OMS, o que ela diz é que esta vacinação não é prioritária, por óbvio, porque a prioridade é dos mais velhos, dos adultos. Me parece que há uma diferença gigantesca entre não ser prioritária e essa nota do Ministério da Saúde dizendo que não recomenda”, disse Randolfe.

“Se o Ministério da Saúde quer admitir o fracasso de que não tem doses, é melhor assim dizê-lo, mas não emitir nota dizendo que a OMS não recomenda a vacinação”, acrescentou o parlamentar.

O presidente da CPI da Covid-19, Omar Aziz (PSD-AM), ironizou a conduta do Ministério da Saúde.

“Senador Randolfe, é muita ousadia achar que eles [membros da pasta] mudaram de opinião sobre a vacinação, porque eles mantêm em seus quadros pessoas que propagaram o que aconteceu na Prevent Senior e em Manaus. A mentalidade está lá dentro ainda. A mentalidade não é pró-vacina. Se fosse [em favor] da vacina, as pessoas que foram lá [para Manaus] para fazer o Tratecov, dar palestra, não estariam no ministério”, disse Aziz.

Para os membros da CPI, a Saúde suspendeu a vacinação dos adolescentes porque, em alguns Estados e municípios, há escassez de doses. Na cidade de São Paulo, por exemplo, pessoas que tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca estão completando o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer. O relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), criticou o governo federal.

“Quem vai suprir a falta da segunda dose? Exatamente a Pfizer, que não foi recebida pelo governo nas tratativas”, disse.

PB Agora com Jovem Pan

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Haddad assegura reforço orçamentário para retomada da operação carro-pipa na Paraíba

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba, que enfrenta uma paralisação devido a questões orçamentárias,…

25 de novembro de 2024

João anuncia calendário de pagamento de salários e abono natalino para servidores estaduais

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (25), o calendário de pagamento dos servidores…

25 de novembro de 2024

João Azevêdo confirma retorno de Jhony Bezerra ao comando da PB Saúde

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou nesta segunda-feira (25) que o médico e ex-prefeitável de…

25 de novembro de 2024

Nikolas diz que só apoiará Hugo Motta na Câmara em troca de anistia a manifestantes do 8/1

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) afirmou, na semana passada, que defende que o PL…

25 de novembro de 2024

Entidade mobiliza esforços para evitar suspensão total de operação carro-pipa na PB

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), George Coelho, anunciou que…

25 de novembro de 2024

Inmet emite aviso para 10 municípios do Sertão com previsão de rajadas de vento de até 60 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (25), um novo alerta de perigo…

25 de novembro de 2024