Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números são alarmantes: o déficit nominal, em 12 meses, passou de mais de um trilhão de reais. O descontrole dos gastos impacta a inflação, o valor do dólar e trava a economia com uma Selic alta.
Se o Brasil não fizer reformas estruturais, vai quebrar! A Previdência Social é um regime extraordinariamente deficitário, uma pirâmide financeira que pode ruir nos próximos anos. Os privilégios da elite do funcionalismo público são imorais e expropriam do pobre para manter uma casta.
Então, o ministro da economia, Haddad, já conhecido por ter passado quase dois anos aumentando arrecadação com mais taxação sobre a população, vem a público propor uma medida populista que pode aumentar ainda mais o déficit público.
Ao invés de se concentrar em cortes de gastos e privilégios, Haddad propõe isentar o Imposto de Renda de quem ganha até R$ 5 mil reais. Parece bom, não é? O problema é que essa medida vai aumentar significativamente o déficit público, prejudicando ainda mais as contas públicas e os mais pobres.
Em contrapartida, o ministro propõe taxar ainda mais os que são ricos. Ocorre que a experiência demonstra que pessoas mais ricas retiram seu capital do país para evitar mais taxação. Em um mundo globalizado, a fuga de capital resulta em mais déficit público e fuga de investimentos.
O resultado dessa postura populista, que já está pensando nas eleições de 2026, foi que o dólar atingiu o valor mais alto desde o Plano Real. Isso tende a pressionar ainda mais inflação e travar ainda mais a economia com uma Selic mais alta. A conta do populismo sobra para o pobre!
Está tudo na direção errada? Não. Haddad está certo ao buscar mais eficiência na aprovação de benefícios pevidenciários e na concessão de Bolsa Família e BPC. Principalmente, está certo quanto a querer coibir os altos salários do funcionalismo público. É fundamental que o Brasil impeça que servidores públicos recebam acima do teto constitucional.
Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…
Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…
A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…
O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…
O prefeito de Serra Redonda, Francisco Bernardo dos Santos, o Chicão, esclareceu nesta quinta-feira (28)…
Sete vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa formalizaram nesta quinta-feira (28) uma aliança para…