Fala ocorreu durante apreciação de recurso na 2ª Câmara Criminal do TJ-PR. Em nota, Mário Helton Jorge disse que se referiu à corrupção em geral e que ‘não houve intenção de menosprezar ou estabelecer comparação de cunho preconceituoso contra qualquer pessoa, instituição ou região’.
O desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) Mário Helton Jorge falou durante uma sessão realizada na última quinta-feira (13) que o Paraná “tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste” e que também não possui o “jogo político dos outros estados”. Assista ao vídeo acima.
A declaração do magistrado ocorreu durante apreciação de recurso na sessão da 2ª Câmara Criminal, em Curitiba.
Na ocasião, o desembargador disse que as pessoas lembram da Operação Lava Jato, do Petrolão e do Mensalão, mas que ele muitas vezes nem consegue dormir.
“Porque é uma roubalheira generalizada. E isso no Paraná, que é um estado que tem um nível cultural superior ao Norte do país, ao Nordeste, etc. É um país que não tem esse jogo político dos outros estados. Aqui no Paraná, é uma vergonha (Sic)”, falou.
https://www.youtube.com/watch?v=g-L5i-lNxIc
O magistrado se manifestou sobre a declaração por meio de nota. Mário Helton Jorge relatou que se referiu à corrupção em geral.
“Não houve intenção de menosprezar ou estabelecer comparação de cunho preconceituoso contra qualquer pessoa, instituição ou região. O magistrado lamenta o ocorrido e pediu sinceras desculpas pelo comentário”, diz trecho da nota divulgada pelo TJ-PR.O TJ-PR afirmou que a fala do magistrado foi feita em um contexto de “crítica ao próprio estado do Paraná, que sofre com a corrupção”.
Mário Helton Jorge foi promovido a desembargador do TJ-PR no dia 10 de outubro de 2008.
Ingressou na magistratura após concurso para juiz substituto, no dia 15 de junho de 1990, nomeado para a comarca de Toledo, no oeste do Paraná.
Atuou como professor da disciplina de Instituições de Direito Público e Privado na Faculdade de Administração e Economia e da disciplina de Direito Civil na Faculdade de Direito de Curitiba, além de lecionar na Escola da Magistratura do Paraná, em Ponta Grossa e Curitiba.
Redação com G1
Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…
O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…
Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…
Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…