Categorias: Brasil

Desfile de crianças aptas para adoção no Mato Grosso gera críticas

PUBLICIDADE

O evento "Adoção na Passarela", no qual crianças e adolescentes de 4 a 17 anos aptos a serem adotados participam de um desfile num shopping de Cuiabá, no Mato Grosso, foi alvo de muitas críticas nas redes nesta quarta-feira. A ação, que foi promovida pela Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil do Mato Grosso (OAB-MT), foi comparada por internautas a uma "vitrine" de loja e uma "feira de adoção" de animais de estimação.

O desfile realizado nesta terça-feira foi a segunda edição do evento. No material de divulgação, a presidente da CIJ, a advogada Tatiana Ramalho, afirma que o objetivo era "dar visibilidade a essas crianças e a esses adolescentes que estão aptos para adoção". No texto, ela acrescenta: "como sempre dizemos, o que os olhos veem, o coração sente. O convite é estendido a todos que se solidarizam com a causa de alguma forma, para que possam conhecer mais sobre a adoção".

Segundo a advogada, após a última edição do desfile, em 2016, dois adolescentes de 14 e 15 anos foram adotados. Antes de entrar na passarela, profissionais de beleza cuidam do cabelo das crianças e jovens, que são maquiadas e também vestem roupas e acessórios de lojas que são parceiras do evento.

A ex-deputada Manuela D'Avila foi uma das que criticou a inicitiva. Para ela, o desfile passa a ideia de que as crianças buscam a aprovação de família por meio de suas aparências físicas. "Acho que essa é uma das notícias mais tristes que li. Crianças numa passarela, cheias de sonhos e desejos, buscando a aprovação a partir de um desfile, como se para amar um filho tivéssemos que admira-lós fisicamente", escreveu.

"Os sentimentos de rejeição e carência afetiva dessas crianças já são tão grandes e ainda têm que submeter à análise visual das pessoas? Até entendo o esforço dos envolvidos, mas me parece cruel demais ser escolhido como se fosse um cachorro de raça. Ganha quem der o olhar mais comovente", descreveu uma mulher em um dos comentários da publicação.

"Imagina como essas crianças não devem ficar ansiosas.. e psicologicamente abaladas com toda essa exposição, para depois lidarem com expectativas não correspondidas", questionou uma internauta.

 

 

Extra

Foto: divulgação


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mersinho sugere que João Azevêdo decida seu futuro político já em 2025: “Ele tem que tomar essa decisão”

O governador João Azevêdo (PSB) vai ou não candidatar-se ao Senado? Essa talvez seja a…

29 de novembro de 2024

“Galdino está mais do que pronto para 2026”, diz Felipe Leitão ao endossar candidatura ao governo

O deputado estadual Felipe Leitão, que assumirá a vice-presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)…

29 de novembro de 2024

Rômulo Dantas adere e Dinho passa a contabilizar 23 vereadores no apoio à sua reeleição

O vereador eleito Rômulo Dantas (Mobiliza) anunciou apoio, nesta sexta-feira (29), ao projeto de reeleição…

29 de novembro de 2024

Mersinho revela que seu nome é lembrado para a majoritária em 2026, mas seu foco é reeleição

O deputado federal Mersinho Lucena (PP) revelou, nesta sexta-feira (29), que seu nome tem sido lembrado para…

29 de novembro de 2024

Sedurb cumpre TAC que determina ordenamento do comércio informal na orla da capital, entre outras medidas

A Prefeitura de João Pessoa, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado…

29 de novembro de 2024

JP e CG lideram número de casos confirmados de HIV e Aids na Paraíba;

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nessa quinta-feira (28), o novo Boletim Epidemiológico…

29 de novembro de 2024