Categorias: Brasil

Despedida de Serra no governo tem cerca de 5 mil convidados

PUBLICIDADE

O cerimonial do governo de São Paulo convidou cerca de 5 mil pessoas para o evento que marcará o fim da gestão de José Serra. Na tarde desta quarta-feira (31), o tucano fará um balanço dos seus três anos e três meses de gestão à frente do governo de São Paulo.

Um auditório no Palácio dos Bandeirantes foi reservado para o evento e tem dezenas de assentos destinados a prefeitos e deputados. Com a expectativa de lotação total, foram colocados telões no saguão do Palácio, na entrada do auditório.

Além dos políticos, a cerimônia conta também com moradores que vieram do interior convidados por prefeitos. É o caso do autônomo Gilmar Vieira, de Valparaíso. Ele aceitou o convite do prefeito Marcos Yukio Higushi (PSDB) e deixou a cidade onde vive às 4horas da manhã em um ônibus fretado ao lado da mulher, da filha e da mãe.

“Estou meio perdido, mas me falaram que é a entrega do governo dele”, disse o autônomo, para quem Serra tem competência e simpatia para ser presidente da República. Questionado, disse que pagou as próprias despesas da viagem para participar da despedida.

Outro evento

A assessoria do governador não confirmou, no entanto, se a cerimônia de balanço da gestão será o último ato de Serra no cargo ou se haverá outro evento, na quinta ou na sexta, para a posse do vice, Alberto Goldman.

A renúncia do governador é uma exigência da lei eleitoral para que ele possa disputar outro cargo nas eleições de outubro. Além de Serra, sete dos 25 secretários estaduais devem deixar o governo para disputar as eleições.

Inaugurações

Serra deixa o governo sem ter inaugurado oficialmente duas grandes obras que eram esperadas para marcar o fim de sua gestão: o Trecho Sul do Rodoanel e as estações do Metrô da Linha 4 (Amarela).

Na terça (30), o tucano vistoriou as obras do Trecho Sul do Rodoanel. O evento, no entanto, acabou como uma espécie de inauguração informal, apesar de a assessoria do governo negar que a cerimônia tivesse essa finalidade. O governador chegou a mostrar a placa de inauguração da obra. A abertura do Trecho Sul está prevista para a manhã de quinta-feira (1º).

Na véspera, o governador fez uma inspeção na Linha 4 do Metrô. Acompanhado do vice-governador, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e de secretários, Serra embarcou na estação Vila Sônia e foi até a Paulista.

Candidatura

Serra já confirmou que lançará sua candidatura ao Palácio do Planalto no começo de abril. Segundo o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), o lançamento da candidatura será no dia 10 de abril, em Brasília.

Pesquisas de intenção de voto mostram o governador à frente da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), que deverá ser sua principal adversária. Na pesquisa Ibope divulgada no último dia 17, o tucano aparece com 35% da preferência do eleitorado, contra 30% da petista.

Já a pesquisa Datafolha divulgada no sábado (27), indica que o governador tem 36% das intenções de voto, contra 27% da ministra.

G1
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024