DIA DO TRABALHADOR: Apenas 54,6% das mães com filhos pequenos estão empregadas

PUBLICIDADE

O estudo Estatísticas de Gênero divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que apenas 54,6% das mães de 25 a 49 anos que têm crianças de até três anos em casa estão empregadas. A maternidade negra, nesta mesma situação, representa uma taxa ainda menor: menos da metade está no mercado de trabalho (49,7%). Para ajudar a transformar essa realidade e de outras mulheres no mercado de trabalho, a deputada Camila Toscano (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um requerimento solicitando ao Governo do Estado a implementação da Lei Federal n.º 14.457/22 do ‘Programa Emprega + Mulher’.

Em 2022, entrou em vigor a Lei 14.457. Trata-se do Programa Emprega + Mulheres, que promove a inserção e a manutenção das mulheres no mercado de trabalho, por meio do estímulo à aprendizagem profissional e de medidas de apoio aos cuidados dos filhos pequenos, a chamada parentalidade na primeira infância.

A legislação flexibiliza a jornada de trabalho para mães e pais que tenham filhos com até seis anos ou com deficiência, os quais podem ser beneficiados com prioridade para regime de tempo parcial, antecipação de férias e concessão de horários flexíveis de entrada e saída, mediante acordo com a empresa em que trabalha.

“Apresentamos este apelo para que o governador da Paraíba adote as medidas cabíveis para a implantação na Administração Estadual do Programa Emprega + Mulher. Precisamos construir um ambiente favorável para contratação dessas mulheres e fazer com que elas não sejam prejudicadas pelo fato de serem mães”, afirmou Camila.

A pesquisa do IBGE mostra ainda que homens com filhos pequenos estão mais empregados (89,2%), do que aqueles que não têm filhos (83,4%). Para especialistas, o índice é explicado pelo preconceito criado por uma cultura machista, que permeia a sociedade e o mercado de trabalho. O pensamento intrínseco que está em cada um é aquele de que o cuidado parental deve ser feito apenas pelas mães, sobretudo nos primeiros anos dos filhos.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sargento da Polícia Militar é morto a tiros no bairro Valentina, em João Pessoa

Na madrugada desta quinta-feira (24), o sargento Fernando Antônio de Oliveira, da Polícia Militar da…

24 de outubro de 2024

Pleno do TJPB aplica pena de aposentadoria compulsória a juiz investigado pelo Gaeco por favorecimento em sentenças

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, em sessão administrativa realizada na tarde desta…

24 de outubro de 2024

Justiça concede direito de resposta a Cícero e estabelece multa de R$ 100 mil a Queiroga por veiculação de informação falsa

O prefeito de João Pessoa e candidato à reeleição, Cícero Lucena, conseguiu direito de resposta…

24 de outubro de 2024

Candidato à presidência da Câmara, Hugo Motta se reúne com governador e bancada federal do MS

Na noite desta quarta-feira, 23 de outubro, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato à…

24 de outubro de 2024

Enem 2024 tem 4,3 milhões de inscritos confirmados

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 tem 4.325.960 de inscritos, dos quais 1,6…

24 de outubro de 2024

Brasil deve ter imposto para produtos nocivos à saúde; defende Bird

O Brasil tem “uma oportunidade única” de melhorar a saúde pública ao planejar adequadamente a tributação…

24 de outubro de 2024