Condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no julgamento do mensalão, o deputado licenciado José Genoino (PT-SP), de 67 anos, passou mal assim que foi levado à cadeia na semana passada, segundo sua defesa. De acordo com seus advogados, por ter problemas cardíacos, o mensaleiro precisa de cuidados especiais, como restrição alimentar, além de ter que tomar remédios regularmente. O deputado passou por cirurgia cardíaca para tratar uma doença chamada dissecção da aorta em julho deste ano. Nesta terça-feira (19), a Procuradoria-Geral da República pediu a avaliação médica de Genoino.
De acordo com o cirurgião cardíaco Alexey Peroni, do Hospital Samaritano de São Paulo, a dissecção da aorta é “uma doença muito grave que mata de 25% a 35% dos pacientes”.
— A dor no peito é o principal sintoma e a falta de tratamento adequado reflete em 1% de chance de o paciente morrer a cada hora. Além disso, 75% deles morrem em um período de duas semanas.
Cochilada pode ajudar saúde do coração e evitar infarto O médico avisa que o tratamento vai depender do estágio do quadro. Ele garante que, em 90% dos casos, há rompimento da camada interna da aorta e, por conta da hemorragia, é preciso cirurgia imediata. Mas isso não significa que a doença está curada.
— Pacientes com dissecção da aorta são considerados de risco e, por isso, precisam de cuidados para o resto da vida. Se isso não acontecer, aumentam as chances de morbidade e mortalidade.
Homem ressuscita após coração ficar uma hora parado
Segundo Peroni, a recuperação completa do pós-operatório, que inclui cicatrização e restabelecimento das funções do organismo, pode variar de três a seis meses. Durante este período e para o resto da vida, o paciente vai precisar manter um estilo de vida saudável.
Para prevenir a piora do quadro ou o surgimento de outros problemas no coração, o especialista recomenda “tomar a medicação corretamente, manter alimentação saudável com restrição de sal, fazer checkup cardiológico anualmente e praticar exercício físico com acompanhamento médico”.
— Além disso, se o paciente sentir cansaço, falta de ar, tontura e desmaios, deve procurar o médico imediatamente e fazer exames com mais frequência.
Na penitenciária, os condenados não têm grandes privilégios. As refeições são servidas três vezes ao dia e não há chuveiro para o banho, apenas um cano de água fria. O médico explica que “a água gelada pode aumentar a pressão arterial, por isso não é recomendada para pacientes cardíacos”.
Entenda a doença
A dissecção da aorta é caracterizada pela separação das paredes da principal artéria do corpo humano, que sai do coração. Segundo Peroni, normalmente acomete homens com pressão alta entre 45 e 65 anos.
— Pessoas que apresentam problemas na válvula aórtica, aneurismas da aorta ou algumas doenças genéticas, como a síndrome de Marfan, também têm o risco aumentado para desenvolver o quadro.
Como o principal sintoma da doença é dor no peito, o médico avisa que é muito comum o quadro ser confundido com infarto do miocárdio.
— A dor é tão forte que pode erradicar para as costas, entre os ombros, e para o abdome. Neste caso, é fundamental procurar ajuda médica logo que o incômodo aparecer.
Para prevenir a doença, Peroni reforça a necessidade de adotar um estilo de vida saudável e, para os hipertensos, controlar a pressão arterial.
R7