Categorias: Brasil

E-commerce de nicho. Uma tendência para o mercado da moda

PUBLICIDADE

Descubra por que tanta gente quer investir nesse tipo de negócio.

A internet mudou a forma como as pessoas interagem de muitas formas, inclusive como compramos. Do mesmo jeito que ela nos deu uma enciclopédia online, o Google, também possibilitou uma forma de encontrar o que queremos consumir, com o e-commerce.

E as mudanças mercadológicas afetam o funcionamento do mercado virtual de maneira muito ágil: o e-commerce está no centro das inovações e repercute todas as alterações de maneira quase que automática.

Se você já pensou em algum momento abrir um e-commerce de moda, o seu primeiro questionamento pode ter sido como se destacar na web diante de tantas outras empresas do mesmo ramo.

Esse receio é muito comum. De acordo com uma pesquisa do SEBRAE, realizada com 2781 pessoas, 800 das quais proprietárias de um comércio eletrônico, 30% atuavam no segmento da moda.

Já segundo a Ebit, em 2017 o e-commerce faturou R$ 47,7 bilhões e a categoria que mais se destacou foi a de “moda e acessórios”, responsável por 14,2% desse valor. Ainda de acordo com outra pesquisa realizada pela Visa enquanto o faturamento geral do setor caiu 5%, no online o crescimento foi de mais de 10%.

E as perspectivas para o segmento da moda são ainda melhores. A tendência é que a demanda supere a oferta em 2020 e que o mercado de moda apresenta um crescimento de 13% até 2021.

Esse sucesso tem nome para José Augusto Barboza, empresário responsável pela marca La Femme Calçados: a democratização da moda. “As consumidoras escolhem e se vestem da maneira que melhor se sentirem, alinhando calçados e roupas confortáveis com diferentes estilos. Se empoderam e seguem empoderando outras mulheres”, diz.

Desde 2017, a marca que já existe há 11 anos, resolveu estabelecer sua presença também no mercado digital, mas nem sempre foi simples. O medo das vendas online prejudicarem a loja física teve que ser superado, assim como as crises que o país enfrentou recentemente, como greves de classes trabalhadoras da qual o negócio dependia.

Ao desbravarem esse meio, José e sua equipe descobriram uma forma mais eficiente, a aposta em um mercado de nicho. “Queríamos criar uma experiência diferenciada para as nossas consumidoras, por isso investimos no mercado das apaixonadas por flats”, conta.

José e sua equipe estavam certos quando resolveram afunilar seu negócio a um público específico, essa aposta é um segredo precioso para novatos em meios digitais. Um nicho de mercado na internet é o termo de marketing usado para se referir a um grupo de pessoas que buscam soluções para os mesmos problemas online.

O investimento em segmentos específicos permite que você atue junto a pessoas com características e interesses comuns. É também uma forma de escapar de bater de frente com uma grande rede. “Hoje em dia, uma boa parte das marcas fazem de tudo um pouco e acreditamos que ser especialista nos torna referência no assunto”, explica José.

Você vai entender muito bem o público que escolheu, vai entender por que as pessoas que formam esse nicho não estão sendo atendidas pelas grandes marcas e vai poder usar essas respostas para criar serviços premium para o seu nicho. Por isso ele é tão importante.

A ideia é sempre facilitar a vida do internauta e, para isso, é preciso estar sempre atento às mudanças do meio. No ano passado, uma empresa americana, o NPD Group, divulgou um estudo que mostra a mudança de preferências das mulheres na hora de escolher calçados.

A procura por salto alto caiu 12% e a busca por sapatos mais confortáveis e flat aumentou 37%. O que é isso, senão uma oportunidade? Quando mulheres entram em um e-commerce para comprar sapatos, elas têm a oportunidade de buscar em um menu o que preferem.

Mas, seria muito melhor ir a um lugar especializado em flats. O seu cliente já sabe aonde ir quando quiser comprar aquele tipo de calçado, vai procurar o que quer primeiro com você. Você precisa buscar ser a primeira opção do seu nicho.

Foi seguindo essa lógica que José e sua equipe conseguiram alavancar os negócios da La Femme Calçados. “Nos encontramos nessa jornada justamente por proporcionar, por meio de nossas flats, que a mulher seja quem quiser e escolha a tendência ou estilo que bem entender, estando sempre bem vestida e confortável”, diz.

Ainda assim, o empresário deixa algumas dicas para quem está pensando em investir nesse tipo de mercado. Além de começar pequeno e se atualizar sempre sobre o que está em alta no meio digital, José defende ainda organização e inspiração em todo o processo.

“É importante saber que alguns erros vão acontecer, mas é preciso resolvê-los rápido. Focar na relevância e formar uma equipe comprometida com os seus objetivos”, diz José. E finaliza: “Lembre-se de aproveitar o caminho, pois o prazer do sucesso não está no objetivo, mas, sim, no percurso.”

Pós-venda

O consumidor que prefere comprar no online tem um perfil exigente, já que além de um produto ideal para ele, presta cada vez mais atenção com o pós-venda. A forma que você vai tratar o seu cliente depois de estabelecer uma primeira ligação, que é a compra, influencia diretamente no sucesso do seu negócio.

Com cada vez mais informações, tudo o que o internauta quer é evitar dor de cabeça, então ele pesquisa a reputação das lojas em que compra. A confiança numa loja chega a importar mais do que a confiança na marca que ele está comprando, segundo uma pesquisa recente divulgada pelo Google Brasil em parceria com a Provokers.

Faça com que esse cliente volte, mas também que seja capaz de dar boas recomendações sobre você – também na internet. Que ele seja uma fonte de boa reputação entre seus amigos. A preocupação pós-venda é um ponto importante do e-commerce e mais ainda no e-commerce de nicho, já que seu público é mais específico.

A dica é sempre manter um bom relacionamento. Personalizar o contato com o cliente o máximo possível, fazê-lo se sentir importante e atendido sempre que solicitado e, claro, uma entrega rápida e sem problemas é o fim do ciclo ideal para a compra no universo online.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sport e Ceará estão de volta à primeira divisão do Brasileiro; NE pode ter 5 representantes em 2025

O Nordeste mais forte na elite do futebol brasileiro. O Ceará e o Sport serão…

25 de novembro de 2024

Acidente com ônibus em ribanceira deixa ao menos 17 mortos em Alagoas

Tragédia na estrada. Um acidente grave ocorrido na tarde de ontem, domingo, (24/11), na cidade…

25 de novembro de 2024

Inicia hoje os pagamentos do benefício Pé-de-Meia; veja o cronograma

Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…

25 de novembro de 2024

Mulher denuncia homem por suspeita de envenenamento na cidade de Bayeux

Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…

25 de novembro de 2024

Veículo com sete ocupantes tomba, deixa feridos e paralisa trecho da BR-230 na PB

Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…

25 de novembro de 2024

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024