Presidente da CPI dos Fundos de Pensão que funcionou na Câmara entre 2015 e 2016, o deputado Efraim Filho (PB) disse não ter ficado surpreso com a decisão da Justiça de aceitar denúncia e tornar réus 14 pessoas investigadas na Operação Greenfield, que investiga desvios em fundos de pensão.
Na lista de réus está o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Efraim Filho lembrou que a maioria das pessoas sobre as quais recai a denúncia estiveram na CPI e foram citadas no relatório final. Das 14 pessoas que se tornaram réus por decisão de hoje da Justiça, a CPI havia pedido ao Ministério Público Federal (MPF) a apuração de conduta e proposto ação penal para sete.
Além de Vaccari, o pedido de indiciamento da CPI foi para Demósthenes Marques, ex-diretor de Investimentos da Funcef; Luiz Philippe Peres Torelly, ex-diretor de Participações Societárias e Imobiliárias da Funcef; Antônio Bráulio de Carvalho, ex-diretor de Planejamento e Controladoria da Funcef; Geraldo Aparecido da Silva, ex-diretor de Benefícios, em exercício, da Funcef; Sérgio Francisco da Silva, ex-diretor de Administração da Funcef; José Carlos Alonso Gonçalves, ex-diretor de Benefícios da Funcef.
Efraim Filho lembrou que, na CPI, foi analisada de forma detalhada a situação da Cevix, para a qual foram direcionados recursos dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal sem a devida observância dos deveres de diligência. A denúncia apresentada pelo MPF indica que entre setembro de 2009 e agosto de 2010 foi aprovado um aporte de R$ 260,67 milhões da Funcef, fundo de pensão da CEF, para a Cevix Energias Renováveis S/A, ligada à Engevix, também investigada na Operação Lava Jato. O direcionamento de recurso não considerou os deveres de diligência e foi feito a partir da apresentação de documentos fraudulentos que superestimavam o valor aportado por outro parceiro do projeto, a Desenvix.
“Alguém lucrou com os investimentos equivocados dos fundos de pensão e os nomes dos culpados continuam aparecendo. Os prejudicados foram aposentados, pensionistas e beneficiários”, afirmou Efraim Filho. “A CPI não acabou em pizza. E os aposentados não podem ficar no prejuízo”, completou.
Redação com assessoria
Na manhã deste sábado (21), o corpo de um homem foi encontrado em Campina Grande,…
Foi divulgada nesta quarta-feira (18), pela Arquidiocese da Paraíba, a programação oficial das Missas de…
O governador João Azevêdo celebrou, nesta quinta-feira (19), contrato de prestação de serviços logísticos e…
Três trechos de praias na Paraíba devem ser evitados por banhistas neste final de semana,…
Um acidente envolvendo três veículos deixou 38 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura…
O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…