Categorias: Brasil

Efraim Filho volta a cobrar convênio entre INSS e SUS para agilizar perícias

PUBLICIDADE

O deputado federal paraibano Efraim Filho (Democratas informou que estará cobrando a execução urgente do decreto presidencial publicado no diário oficial que traz alterações na concessão do auxílio-doença e perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com as mudanças, o segurado que for encaminhado para a perícia do INSS após a licença do trabalho acima de 15 dias poderá ser sujeitado  a avaliação pericial por médico que faça parte dos quadros do próprio instituto e entidades que integrem o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse decreto já foi regulamentado e publicado em diário oficial no dia 15 de março de 2016  e tem o objetivo de acelerar a realização das perícias médicas que antes eram realizadas apenas pelos médico peritos do INSS mas agora podem ser realizadas pelo SUS, na prática isso não vem acontecendo e como deputado federal não posso fugir as minhas prerrogativas e estamos cobrando mais uma vez a execução deste decreto que deve aliviar o sofrimento daqueles que amargam uma longa espera pela pericia médica junto ao INSS” justificou.

De acordo com o decreto, o INSS poderá celebrar convênios, com execução descentralizada, termos de fomento ou de colaboração, contratos não onerosos ou acordos de cooperação técnica para a colaboração no processo de avaliação pericial por profissional médico de órgãos e entidades públicos do SUS.

Além disso,  o decreto publicado, que acrescenta o Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto 3.048, de 6 de maio de 1999, o não possível de atendimento pela Previdência Social ao segurado antes do fim do período de recuperação indicado pelo médico assistente, a documentação autoriza o retorno do empregado ao trabalho no dia seguinte à data indicada pelo especialista.

A prorrogação  ou concessão do auxílio-doença será dada após recebimento da documentação médica do segurado ou depois da realização de avaliação pericial, porém o benefício será concedido com base no período de recuperação indicado pelo médico assistente. O INSS pode convocar o segurado a qualquer momento para avaliação pericial e sob qualquer hipótese.

O INSS poderá também estabelecer, com base na documentação médica ou avaliação pericial, o prazo que entender suficiente para a recuperação da capacidade para o trabalho do segurado. Caso o prazo dado para a recuperação não ser suficiente, o segurado pode solicitar a sua prorrogação.

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João antecipa repasse do ICMS e do Fundeb para municípios paraibanos fecharem 2024 no “azul”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou uma importante medida que beneficiará os 223…

27 de dezembro de 2024

João nega convite a Zezinho do Botafogo e a Marinaldo Cardoso para ocupar cargos no Governo: “De minha parte não houve”

Em meio a especulações sobre possíveis mudanças em sua equipe, o governador da Paraíba, João…

27 de dezembro de 2024

Paraíba gera saldo positivo de 2.720 empregos formais em novembro, revela Caged

A Paraíba gerou um saldo positivo de 2.720 empregos formais no mês de novembro, de…

27 de dezembro de 2024

Motoristas de dois veículos são indiciados por morte de jovem após queda de carro nos Bancários

A Polícia Civil da Paraíba concluiu nesta sexta-feira (27) o inquérito policial sobre o caso…

27 de dezembro de 2024

Nordeste é a segunda região do pais que mais gerou emprego de carteira assinada em novembro, aponta estudo

O saldo de empregos formais subiu em novembro, segundo os dados do Cadastro Geral de…

27 de dezembro de 2024

Programa Parceiros da Habitação, do Governo do Estado, entrega casas no Cariri paraibano

O Governo da Paraíba, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap),…

27 de dezembro de 2024