Em discurso no parlatório, Lula reassume compromisso de cuidar dos brasileiros e se emociona ao falar da fome

PUBLICIDADE

Ao discursar no parlatório do Palácio do Planalto para o povo, o presidente recém-empossado Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (1º) que reassumiu o compromisso de cuidar dos brasileiros. Após ser empossado no Congresso horas antes, Lula disse que todas a formas de desigualdade serão combatidas durante o seu terceiro mandato.

“Reassumo o compromisso de cuidar de todos, sobretudo daqueles que mais necessitam. De acabar outra vez com a fome. Temos um imenso legado, ainda vivo na memória de cada brasileiro e brasileira”, afirmou.

Ao se dirigir aos apoiadores que o aguardavam na Praça dos Três Poderes, o presidente agradeceu o voto de seus eleitores, mas afirmou que vai governar para todos os brasileiros.

“Vou governar para os 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para quem votou em mim. Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado”, disse.

Lula se emocionou ao pedir ajuda da população para combater a fome no país. Ele citou casos de pessoas que passaram a procurar ossadas em açougues para comer e considerou “inadmissível que os 5% mais ricos detenham a mesma fatia de renda que os demais 95%”.

“Há muito tempo não víamos tamanho abandono e desalento nas ruas. Mães garimpando lixo, em busca do alimento para seus filhos. Famílias inteiras dormindo ao relento, enfrentando o frio, a chuva e o medo. Fila na porta dos açougues, em busca de ossos para aliviar a fome. E, ao mesmo tempo, filas de espera para a compra de jatinhos particulares”, questionou.

O presidente também destacou que seu governo vai combater o racismo.

“Ninguém terá mais ou menos amparo do Estado, ninguém será obrigado a enfrentar mais obstáculos pela cor de sua pele. Foi para combater a desigualdade e suas sequelas que nós vencemos a eleição. Esta será a grande marca do nosso governo”, acrescentou.

Lula falou também sobre economia. O presidente disse que seus governos nunca foram irresponsáveis com dinheiro público. O presidente destacou que o Brasil foi reconhecido internacionalmente pelo combate à fome, mas com “total responsabilidade das finanças”.

“Nunca houve nem haverá gastança alguma. Sempre investimos, e voltaremos a investir, em nosso bem mais precioso: o povo brasileiro”, concluiu.

Antes do discurso no Parlatório, Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto e recebeu a faixa presidencial de cidadãos que representaram o povo brasileiro.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ex-primeira-dama da PB, Pâmela Bório é ouvida hoje no STF por participação nos atos de 8 de janeiro

A ex-primeira-dama da Paraíba, Pâmela Bório, será ouvida nesta terça-feira (15) em audiência de instrução…

15 de abril de 2025

Fiscalização da Anvisa: ISEA atinge 100% de conformidade às práticas de segurança dos pacientes

O levantamento é referente ao ano de 2024 e atesta o cumprimento dos protocolos de…

15 de abril de 2025

Aguinaldo lembra cenário de 2022 para posicionar Lucas como candidato a governador, mas não fecha porta para Cícero

 Em entrevista na noite de ontem (14), ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan,…

15 de abril de 2025

Auditoria do TCE-PB diz que Alanna Galdino não atende requisitos para cargo de conselheira e aponta falhas

Auditoria do TCE-PB diz que Alanna Galdino não atende requisitos para cargo de conselheira e…

15 de abril de 2025

Belo-PB reforça os quadros e anuncia a chegada do atacante Luiz Fernando

O Belo-PB anunciou, na tarde de ontem (14), a contratação do atacante Luiz Fernando. O…

15 de abril de 2025

Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan e Valneva

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (14), o pedido para registro…

15 de abril de 2025