A Federação Nacional dos Jornalistas usou seu perfil numa rede social para orientar profissionais da imprensa na cobertura do feriado de 7 de setembro, nesta quarta-feira, data alusiva à Proclamação da República. Em postagem no instagram, a entidade dá dicas de segurança e faz um alerta em tempo de polarização eleitoral.
“Para jornalistas que cobrem comícios, manifestações e a agenda política, as eleições gerais desse ano são um momento de muita cautela. E os atos da extrema-direita convocados para o 7 de Setembro também despertam preocupação”.
Uma das primeira orientações passadas pela Fenaj é de que os jornalistas evitem ir sozinho à cobertura de eventos da direita neste feriado. “Sempre possível, tenha alguém ao se lado, pois quando se está filmando ou fotografando, perde-se a visão periférica. Os repórteres de imagens são sempre os mais agredidos”, diz o post.
A postagem explica ainda que o profissional da imprensa “tem o direito de se recusar a fazer um trabalho ou cobertura se não houver condições seguras: é dever das empresas garantir a segurança e integridade dos trabalhadores/as.”
Confira postagem da Fenaj:
PB Agora
Uma família viveu momentos de terror na noite desta terça-feira (14) na cidade de Lagoa…
Uma criança de cinco anos foi baleada no tórax na madrugada desta quarta-feira (15), no…
A Lei nº 15.100/2025 sancionada nesta terça-feira (14) veda o uso de aparelhos eletrônicos portáteis…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), publicou nesta…
A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (PGM-JP) pagou mais de R$ 100 milhões…
As fortes precipitações chuvosas que atingiram ontem (14), a cidade de Sousa, deixaram suas marcas.…