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Especialista destaca importância dos consumidores na estratégia de sustentabilidade do marketing

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Em entrevista ao portal, José Austerliano Rodrigues, residente em Campina Grande – PB. Doutor em Marketing Sustentável pela UFRJ, analista de sustentabilidade e professor, com interesse em pesquisa em sustentabilidade de marketing, marketing sustentável, marketing digital, comportamento do consumidor e responsabilidade social, comentou sobre os novos rumos do marketing no Brasil e no mundo.

Segundo ele, nos últimos anos a Sustentabilidade de Marketing vem ganhando atenção nos meios acadêmicos e entre praticantes nas empresas, sendo já reconhecida como uma necessidade do momento. No Brasil, a Alpargatas Brasil foi uma empresa pioneira em ter permitido participação no primeiro estudo sobre marketing sustentável e sustentabilidade de marketing, que testou um modelo de sustentabilidade de marketing, realizado em empresas brasileiras. O estudo acima citado enfatizou a importância de participação de stakeholders e consumidores na sustentabilidade de marketing, embora não tenha se aprofundado sobre a relação duradoura que deve ser mantida com stakeholders e consumidores. Como se sabe, no marketing tradicional, as estratégias de marketing dizem respeito às decisões relacionadas com a segmentação de mercado e o desenho da estratégia de posicionamento baseada no mix de marketing. Similarmente, a estratégia de sustentabilidade de marketing (ESM) trata também de decisões relacionadas com a segmentação de mercado baseada na sustentabilidade e o desenho da estratégia de posicionamento de mercado, que trata a sustentabilidade no mix de marketing.

“A expressão Stakeholders, em português significa partes interessadas. Então em relação ao desenvolvimento de produtos e serviços hoje pelas grandes indústrias em países desenvolvidos, estão trabalhando com o marketing de engajamento. Estão criando uma relação duradoura com seus clientes, através de ferramentas digitais. Portanto estão envolvendo esse consumidor final que diz o que está querendo. No meu ver o desenvolvimento de produtos tradicionais, está fadada ao fracasso, em função dessa mídia social e de um consumidor online. Tipo você está fabricando esse produto de cor preta, mas o consumidor quer de cor amarela”, disse o especialista Austerliano Rodrigues, ao comentar que hoje você tem que desenvolver produtos observando o marketing de engajamento, interagindo com esse consumidor. “Hoje quem dita as regras são os consumidores online”, afirmou.

Escute a entrevista:

Uma vez que a sustentabilidade de marketing é uma forma de construir relações duradouras com os consumidores, levando ao conhecimento deles que eles são tão importantes como as gerações futuras, percebe-se que se trata de um campo em desenvolvimento e uma importante peça da estratégia de marketing. Neste caso, o mix de sustentabilidade de marketing envolve estratégias orientadas para o consumidor (desejos e necessidades), para um marketing inovador, para um marketing em que as empresas investem na construção de valores em conjunto com os consumidores e, finalmente, para um marketing com senso de missão e visão social e societal.

A questão que se levanta aqui é a seguinte: Por que as empresas estão adotando a sustentabilidade na estratégia de marketing? Pesquisas passadas sugerem que as empresas não incorporavam a sustentabilidade de marketing por si mesmas; ao invés, eram influenciadas pelos stakeholders a fazer isto. Portanto, pode se dizer que tanto os stakeholders quanto os consumidores são influenciadores chaves da estratégia da empresa e estão forçando as empresas a incluírem a sustentabilidade na sua agenda de marketing. No estudo acima citado encontramos esta lacuna e grandes empresas nacionais não estão incluindo a sustentabilidade em suas estratégias de marketing. Diante da escassez de pesquisas sobre o tema, no Brasil e no mundo, percebemos a necessidade de desenvolver estudos dentro de uma ampla perspectiva de sustentabilidade, de modo a se evitar uma miopia de marketing.

A literatura mostra que ainda existem empresas que consideram a estratégia de sustentabilidade de marketing de forma indecisa ou passiva. Indecisas, quando são incapazes de decidir sobre a adoção da sustentabilidade de marketing e, passivas, quando não estão interessadas na adoção de sustentabilidade de marketing. Como não se sabe ainda com profundeza como se parece o comportamento de compras do consumidor num negócio sustentável e como deverão ser as estratégias de marketing para um negócio sustentável, o propósito deste trabalho é avançar nestas áreas, expandido nosso modelo de sustentabilidade de marketing em empresas brasileiras (Figura 1).

Figura 1: As cinco dimensões da Sustentabilidade de Marketing

Não é o propósito deste trabalho se limitar a um estudo puramente acadêmico e teórico, mas a intenção é desenvolver um estudo teórico-prático, que contemple os interesses das empresas e suas intenções na área de sustentabilidade. Contudo, teorias avançadas em termos de teoria dos stakeholders e teorias sobre o comportamento do consumidor serão utilizadas para definir uma tipologia de estratégias de sustentabilidade de marketing, considerar o enfoque da teoria dos stakeholders na sustentabilidade de marketing e na classificação dos stakeholders, além do complexo tema sobre o comportamento do consumidor. Os pesquisadores consideram a importância do tema não só para empresas de grande porte como a Alpargatas Brasil, mas para as pequenas e médias empresas paraibanas, considerando a importância dada pelos consumidores a produtos oriundos de empresas envolvidas com a sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

 

Redação

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