Estoque de empregos formais ativos no Brasil chega a 48,7 milhões

PUBLICIDADE

Dados do Ministério do Trabalho e Previdência, referentes à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), mostram que 8.472.949 estabelecimentos fizeram a declaração em 2021. O número representa um aumento de 3,37% em relação a 2020.

De acordo com a pasta, o estoque de emprego formal identificado no Brasil no fim de 2021 foi de 48.728.871 vínculos empregatícios ativos. Do total, 82,6% são vínculos celetistas e 17,4% estatutários. A expansão, na comparação com ano de 2020, foi de 2.492.695 vínculos, ou seja, um salto de 5,39% em relação ao ano anterior.

O especialista em finanças. Marcos Melo. explica que o estoque de empregos significa a quantidade de pessoas com carteira assinada, empregada tanto no setor público quanto no privado. Como isso, ele entende que o quadro é positivo e está dentro de uma tendência de aumento de empregos no Brasil que vem desde o início de 2021. 

“Essa é uma boa notícia, mas há a necessidade de se aumentar a quantidade de empregos no Brasil. O aumento da empregabilidade deve ser visto não apenas com relação à quantidade de novos postos de trabalho gerados, mas também com relação à qualidade dos empregos. Isso vai promover aumento de renda e aumento de crescimento econômico”, destaca. 

A questão da empregabilidade também repercutiu entre parlamentares no Congresso Nacional. Segundo a deputada federal Greyce Elias (AVANTE-MG), a criação de postos de trabalho está “conectada à estabilidade no país e segurança para se fazer negócios. Não há empregos sem empresas e não há empregos sem segurança jurídica, melhoria do ambiente de negócios, controle da inflação e responsabilidade fiscal”, pontua.

“Em suma, o país deve reduzir os encargos para empresários, melhorar marcos regulatórios, conceder à iniciativa privada empreendimentos estatais, eliminar registros desnecessários e proceder com reformas estruturais”, complementa a parlamentar. 

Os jovens de até 29 anos de idade corresponderam a 27,3% do estoque de vínculos ativos no ano. A maioria dos vínculos foi de trabalhadores com ensino médio completo (51,5%). As mulheres responderam por 44,2% dos vínculos, enquanto os homens por 55,8%. Mesmo com a diferença, o número de vínculos de mulheres aumentou mais do que o de homens (6,88% e 4,24%, respectivamente).

Desempenho regional 

A elevação foi registrada em todas as regiões do país, com destaque para o Nordeste, que teve salto de 7,92%; e Norte, com 6,30%. Entre os estados, os melhores desempenhos relativos do estoque estão o Tocantins, com 10,92%; e Amazonas, com 10,40%.

Os dados mostram, ainda, que, todos os setores tiveram variação positiva, com destaque para a construção civil, que registrou a maior variação relativa, com 9,55%. Na sequência aparece a indústria, com 5,82%. O setor de serviços contou com o maior estoque do ano, com 27.414.659 vínculos, percentual 5,07% maior que em 2020. O comércio teve 9.454.656 vínculos, ou seja, 5,15% de variação positiva.

RAIS

A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) foi criada pelo Decreto nº 76.900, de 2 de dezembro de 1975. Trata-se de um registro administrativo, de periodicidade anual, instituído com o objetivo de suprir as necessidades de controle, de estatísticas e de informações às entidades governamentais da área social.

É compreendido como um instrumento imprescindível para o cumprimento das normas legais, assim como para o acompanhamento e caracterização do mercado de trabalho formal no Brasil.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Governo vai estudar outras alternativas para volta do horário de verão

Após reunião realizada pelas principais autoridades do setor elétrico no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira…

20 de setembro de 2024

PB Agora/Datavox aponta Dona Aline como favorita na disputa pela prefeitura de Belém com 62,6% das intenções de voto

A candidata Dona Aline, do MDB, desponta como favorita na disputa pela prefeitura de Belém,…

20 de setembro de 2024

Menino de seis anos é assassinado a golpes de faca e tem cabeça decepada no bairro de Mangabeira

Um assassinato brutal foi registrado na manhã desta sexta-feira (20), no bairro de Mangabeira, em…

20 de setembro de 2024

PC prende suspeito de receptação de iPhones e recupera 16 aparelhos na PB

Na tarde de ontem (19), a Polícia Civil efetuou a prisão de um homem suspeito…

20 de setembro de 2024

Ossada humana é encontrada em penhasco no bairro Valentina Figueiredo, em JP

A Polícia Civil encontrou ontem (19), uma ossada humana no bairro Valentina Figueiredo, Zona Sul…

20 de setembro de 2024

‘Operação Rede Criminosa’, da PC prende oito suspeitos de homicídio em CG

A ‘Operação Rede Criminosa’, da Polícia Civil de Campina Grande, através da Delegacia de Homicídios…

20 de setembro de 2024