Sessenta mil estudantes devem concorrer neste ano ao financiamento de mensalidades em faculdades particulares por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), programa do governo federal que financia os estudos de alunos que não têm condições de arcar com todos os custos da faculdade.
Candidatos que fizeram o ensino médio em escolas públicas têm prioridade. Também é levado em conta o desempenho do aluno em sala de aula. Quem tiver interesse tem que se apressar. As inscrições vão até o próximo dia 17.
O estudante candidato ao Fies deve preencher a ficha de inscrição que está disponível no site da Caixa Econômica Federal , imprimi-la em duas vias e entregá-la na instituição de ensino onde estuda.
O empréstimo pode chegar até o valor total da mensalidade. Neste ano, são esperadas 60 mil inscrições. Depois da formatura, o beneficiado tem um semestre para começar a pagar as prestações com juros que variam de 3,5% a 6,5% ao ano, dependendo do curso escolhido.
Para conseguir o financiamento é preciso ter fiador ou tentar a fiança solidária (grupo de três a cinco estudantes que vão ser fiadores entre eles).
G1