A Paraíba o tempo todo  |

Foto de Lula com cabeça enfaixada é falsa e foi gerada por IA

Foto de Lula com cabeça enfaixada foi gerada por inteligência artificial – (crédito: Cadu Ibarra/CB)

É falsa a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com cabeça enfaixada. A foto que circulou nas redes sociais foi gerada com uso de inteligência artificial.

Conteúdo

Após o presidente passar por cirurgia de emergência por conta de uma hemorragia no crânio, perfis passaram a disseminar uma imagem de Lula sentado em uma cama de hospital, com roupa de paciente e a cabeça enfaixada. Contas responsáveis pela disseminação do conteúdo atribuíram a publicação da foto à primeira-dama Janja da Silva.

A primeira-dama, no entanto, não publicou a foto nas redes sociais.

Fake news

A imagem de Lula com a cabeça enfaixada se trata de uma imagem falsa criada com uso de inteligência artificial. No canto inferior direito da foto, é possível observas o logotipo da Grok, ferramenta de IA generativa do X.

Também foi testada a imagem em sites que detectam o uso de ia generativa. Segundo o Hive Moderation, a probabilidade da foto se tratar de deep fake é de 97%. Já o TrueMedia apontou “evidências substanciais de manipulação”.

Contexto

Na terça-feira (10/12), o presidente Lula precisou passar por uma cirurgia de emergência para conter uma hemorragia no crânio causada por um acidente doméstico em outubro. Na ocasião, o petista caiu no banheiro e bateu a cabeça.

O anúncio feito pelo Hospital Sírio-Libanês comunicou que Lula procurou atendimento após sentir dores de cabeça. Ele passou por uma trepanação, procedimento para drenagem da hemorragia. Segundo os novos boletins, o presidente está lúcido e não teve complicações após a operação.

Ontem, quarta-feira (11/12), o hospital anunciou que o mandatário fará uma nova cirurgia, de baixo risco. A embolização de artéria meníngea, que objetiva conter o sangramento, já estava prevista no tratamento.

Correio Braziliense 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Total
      0
      Compartilhe