O governo federal pretende lançar um concurso com cerca de 500 vagas para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) nesta sexta-feira (28). A informação foi confirmada por ministros do governo.
A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncie o certame durante uma visita pela manhã ao Acampamento Terra Livre, em Brasília, tradicional evento de mobilização indígena que ocupa uma área próxima à Esplanada dos Ministérios.
O acampamento, organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), chega em sua 19ª edição e deve reunir até sete mil pessoas de cerca de 200 povos indígenas. A manifestação deste ano pede demarcação de terras indígenas, fim das violências contra os povos originários e mais rigor no enfrentamento às mudanças climáticas.
A presidente da Funai, a indígena Joenia Wapichana, comentou sobre a reestruturação da fundação durante entrevista à Voz do Brasil, no último dia 19.
“Para que a Funai possa cumprir a missão institucional, ela tem que estar fortalecida. Durante muito tempo, não teve investimento. Um órgão que hoje protege a vida dos povos dos indígenas, com orçamento insuficiente e ainda é insuficiente. A Funai precisa estar bastante forte, estruturada, com servidores valorizados”, declarou.
PB Agora com R7
A bancada federal da Paraíba se reunirá com prefeitos e prefeitas eleitos para o mandato…
A cidade de João Pessoa obteve uma expressiva redução de 96% nos casos de dengue…
O XIII Consepre (Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil) começa nesta quarta-feira…
A secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, celebrou a aprovação…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve na última segunda-feira (4) quatro pessoas suspeitas de integrar…
A reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) para presidente da Assembleia Legislativa da…