Passageiros da companhia aérea Gol sofrem com atrasos e cancelamentos de voos neste sábado em diversos aeroportos do País. Os clientes reclamam da desorganização no atendimento e relatam confusão e filas nos balcões da empresa em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Os passageiros foram informados de que não havia tripulação disponível para todos os voos, e as condições para pousos e decolagens seriam inadequadas – reflexo das fortes chuvas que atingiram o Sudeste na noite de quinta-feira, segundo a companhia.
Às 18h, os principais aeroportos do Brasil registraram atrasos em diversos voos; boa parte, nos da Gol. Segundo a Infraero (estatal que administra aeroportos públicos), ao menos 343 voos de um total de 1.707 do tipo domésticos (ou 20,1%) não sairam no horário; desses, 256 eram só da Gol (74,6%), que tinha ainda 56 cancelamentos.
No Aeroporto de Congonhas, 40 dos 145 voos estavam atrasados. No Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), 54 dos 187 tiveram problemas nos horários. Entre os internacionais, 32 de 102 ( 31,4 %) registravam atraso às 18h –nove só da Gol.
A Gol informa que os atrasos impactaram o limite da jornada de trabalho e descanso de algumas tripulações, que tiveram suas cargas horárias vencidas conforme a regulamentação da categoria. Isso teria provocado a insuficiência de funcionários para dar conta das operações até este sábado. Pelas redes sociais, usuários relataram ter passado até 20 horas fazendo escalas entre aeroportos no eixo Rio-São Paulo.
“A Gol julga importante esclarecer que está trabalhando para a normalização de sua operação ao longo do dia de hoje e que eventuais alterações nos horários e trajetos de voos são procedimentos, ainda que indesejados, às vezes necessários às operações aéreas. É prioridade da companhia reacomodar seus clientes em outros voos e assisti-los da melhor forma possível, dentro do que determina a legislação vigente”, escreveu a empresa em um comunicado.
A companhia disse que os aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, além de Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, apresentaram condições inadequadas para pousos e decolagens e diversos voos da companhia foram impactados ocasionando atrasos e cancelamentos em sua malha. A Gol afirmou ainda que “lamenta pelo desconforto causado aos passageiros, mas ressalta que a segurança de seus clientes e colaboradores é item prioritário em sua política de gestão”.
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