Um novo golpe está fazendo vítimas no aplicativo de mensagens WhatsApp. De acordo com a DFNDR Lab, laboratório que analisa crimes cibernéticos, em menos de 24 horas, mais de 1 milhão de usuários foram impedidos pelo laboratório de caírem na ação criminosa.
Nas redes sociais, a fábrica de chocolates emitiu nota informando que as divulgações de vagas para as lojas, produção, entre outras áreas da companhia que circulam no aplicativo de mensagens, não são verdadeiras.
Roubo de dados
Ao clicar em um link malicioso, o usuário é levado para uma falsa página que pede informações pessoais (nome, e-mail, cidade e idade), e pergunta em qual vaga ele gostaria de se candidatar. Após preencher os dados, o usuário ainda é induzido a dividir a mensagem com mais cinco pessoas do seu perfil no WhatsApp. Confira a mensagem enviadas às vítimas:
Golpe promete Spotify premium grátis
Além da falsa oferta de vagas de emprego na Cacau Show, outro golpe também está circulando pelo WhatsApp recentemente. Segundo relatos de alguns usuários, um anúncio com link suspeito promete acesso gratuito à conta premium do Spotify, popular serviço de streaming de música. Ao clicar no link falso, que traz uma URL com o nome do programa escrito errado e usando o domínio “.net”, a vítima é incentivada a fornecer dados pessoais para “ganhar” a assinatura grátis.
Como se proteger de golpes no WhatsApp
O procedimento padrão para evitar cair em golpes no WhatsApp é evitar acessar links estranhos recebidos no mensageiro, mesmo que eles tenham origem em conversas com amigos ou familiares. Além disso, é recomendado não compartilhar informações pessoais em sites desconhecidos. Outra dica é utilizar um antivírus para evitar que programas mal intencionados sejam instalados no seu celular.
Redação com techtudo