Governo Federal apresenta PEC da Segurança Pública aos estados

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou nesta quinta-feira (31) aos governadores, em reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública.

De acordo com o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o texto da Constituição Federal de 1988 “precisa ser aprimorado” para “dar um cunho federativo” ao combate ao crime organizado. A proposta é alterar a redação dos artigos 21, 22, 23 e 24 – que tratam das competências da União, privativas ou em comum com os estados, municípios e Distrito Federal – e o artigo 144 “que estabelece em detalhes quais são os órgãos que integram o sistema de segurança pública brasileira”, descreveu o ministro.

Se aprovado no Congresso Nacional, o governo federal deverá atuar em conjunto com estados e municípios. Um conselho nacional formado pelos três entes federativos deverá estabelecer normas gerais para as forças de segurança. Poderá, por exemplo, definir normas administrativas para o sistema penitenciário e regulamentar o uso de câmeras corporais. O governo federal garante que a PEC não retira competências e nem fere autonomia dos demais entes federativos.

A proposta do governo tem como tripé aumentar as atribuições da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dar status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp), criado por lei ordinária em 2018 (Lei 13.675) e também levar para a Constituição Federal as normas do Fundo Nacional de Segurança Pública e Política Penitenciária, unificando os atuais Fundo Nacional de Segurança Pública e o Fundo Penitenciário.

De acordo com o texto da PEC apresentado aos governadores, a PRF passa a se chamar Polícia Ostensiva Federal, destinada ao patrulhamento de rodovias, ferrovias e hidrovias federais. Autorizada, a nova policia também poderá proteger bens, serviços e instalações federais; e ”prestar auxílio, emergencial e temporário, às forças de segurança estaduais ou distritais, quando requerido por seus governadores”.

Agência Brasil

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dois homens são mortos a tiros enquanto conversavam no Litoral Sul da Paraíba

Dois homens foram mortos a tiros, no Litoral Sul da Paraíba, na tarde deste domingo…

12 de janeiro de 2026

Governo inicia ano na Câmara pressionado pelo vencimento de cinco medidas provisórias

A Câmara dos Deputados inicia em 2 de fevereiro os trabalhos legislativos do ano com cinco medidas…

12 de janeiro de 2026

Conheça as regras e cargos disponíveis para o processo eleitoral de 2026

A maioria dos eleitores brasileiros já sabe que no dia 4 de outubro, devem ir…

12 de janeiro de 2026

PM apreende adolescentes que agiam na orla da grande JP, e recupera moto roubada

A Polícia Militar frustrou os delitos de dois adolescentes infratores que vinham agindo em bairros…

12 de janeiro de 2026

Filmado no Recife, o Agente Secreto faz história e vence dois  Globo de Ouro

O longa brasileiro O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho, fez história na 83ª cerimônia…

12 de janeiro de 2026

Açude Velho: PMCG esclarece fenômeno que causou a mudança na coloração da água e o mau cheiro

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente…

12 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464