O Governo Federal anunciou, ontem (30), novas regras para o transporte de animais em voos, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos pets durante as viagens aéreas. As normas, batizadas de Plano de Transporte Aéreo de Animais (Pata), permitirão que os tutores rastreiem seus animais em todas as etapas do transporte, desde o embarque até o desembarque. O monitoramento será realizado por meio de câmeras e aplicativos, conforme informou o Ministério de Portos e Aeroportos.
Além do rastreamento, as companhias aéreas deverão oferecer serviços veterinários para emergências, assegurando que os animais recebam o atendimento necessário durante o transporte. O plano também inclui a criação de um canal direto de comunicação com os tutores, que fornecerá informações sobre a situação do voo. As companhias aéreas terão um prazo de 30 dias para se adaptarem às novas normas, que serão publicadas nesta quinta-feira (31).
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) será responsável por fiscalizar o cumprimento do plano, com o objetivo de garantir que as companhias aéreas atuem de acordo com os padrões de qualidade no transporte de animais. “Haverá um trabalho coletivo da Anac no sentido de fiscalizar, cobrar e multar as companhias aéreas que não atuem de acordo com o bom serviço de transporte animal”, afirmou o ministro.
A elaboração do plano contou com a participação de um grupo de trabalho formado por representantes de nove órgãos governamentais, entidades de proteção animal e companhias aéreas. O grupo analisou mais de 3,5 mil sugestões da sociedade para compor as novas regras.
Redação
A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…
A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…
Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…
O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…
Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…