Governo Federal promove adaptação de recém-chegados do Líbano

PUBLICIDADE

Fugindo da guerra. Além do voo, os brasileiros recém-chegados do Líbano tem passado por um processo de adaptação. Ao chegarem ao Brasil, as famílias dos repatriados do Líbano são recebidas por equipes especializadas de diversos órgãos do Governo Federal e de instituições internacionais.

Os profissionais do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Agência da ONU para as Migrações (OIM), ficam encarregados de captar as demandas imediatas e avaliar se as pessoas têm redes de proteção familiar ou social no Brasil.

Entre as principais preocupações na triagem das necessidades das famílias feita pelos representantes do MDS estão a assistência social, abrigo e oportunidades de integração no Brasil. Um perfil dos resgatados é traçado, passando pelas questões de saúde, social e de regularização documental.

Um primeiro cadastro é feito ainda no ar. Em solo, os passageiros passam por atendimento da assistência social, entre outros. Dessa forma, o MDS consegue determinar a necessidade de acolhimento em abrigos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de hospedagem temporária e, nos casos de famílias em condição de vulnerabilidade, a possibilidade de passarem a integrar programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

O quinto voo de repatriação de brasileiros do Líbano deixou Beirute ontem, domingo (13/10), às 12h (horário de Brasília), com pouso previsto em Guarulhos na manhã de segunda-feira, 14/10.

Retornam ao Brasil, a bordo da aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira, 220 passageiros, incluindo 10 crianças de colo, e 2 animais de estimação. Desde o início da Operação Raízes do Cedro, iniciativa conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, 1.105 pessoas e 13 animais de estimação foram retirados do Líbano.

A aeronave levou ao Líbano a quarta carga de donativos brasileiros, com 1.400 cestas básicas e 6.900 embalagens de medicamentos diversos arrecadados pela Associação Unidos pelo Líbano (UpL).

Na chegada a Guarulhos, a operação conta também com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério da Saúde, da Polícia Federal e da Receita Federal. Na escala em Lisboa, a operação é apoiada pela Embaixada, pelo Consulado-Geral e pela Adidância de Defesa na capital portuguesa.

O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, está em contato com brasileiros e seus familiares próximos para prestar-lhes assistência consular e verificar a necessidade de promover novo voo de repatriação, a depender das condições de segurança no terreno.

O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação e a companhia libanesa Middle East Airlines tem ampliado seu número de voos.

Redação 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Erros de pesquisas eleitorais podem passar a ser punidas pela legislação

Punir pesquisas eleitorais realizadas nos sete dias antes das eleições que apresentem previsões muito diferentes…

14 de outubro de 2024

Bolsonaro chega a JP nesta 5ª para apoiar Queiroga, e Cabo Gilberto convoca apoiadores para recepção

O ex-presidente Jair Bolsonaro desembarca em João Pessoa nesta quinta-feira (17), e o deputado federal…

14 de outubro de 2024

Ministro Padilha convoca militância petista para apoiar reeleição de Cícero em JP

Em um gesto de reforço político, o ministro das Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre…

14 de outubro de 2024

Diferente de Cartaxo e RC, Márcia Lucena se posiciona pró-Cícero em João Pessoa

Márcia Lucena (PT), ex-prefeita do Conde, anunciou nesta segunda-feira (14) seu posicionamento para o segundo…

14 de outubro de 2024

Presidente do PT/JP critica neutralidade de Cartaxo e RC e manda recado para quem fica em cima do muro: “Leva pedrada”

O presidente municipal do PT, Marco Tulio, em entrevista nesta quarta-feira (14), fez duras críticas…

14 de outubro de 2024

Polícia investiga denúncia de possível sequestro no aeroporto Castro Pinto, em Bayeux

A Polícia Civil está investigando uma denúncia de sequestro que teria ocorrido na noite desse…

14 de outubro de 2024