O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) declarou, nesta sexta-feira (17), situação de emergência em dois municípios da Paraíba afetados pela estiagem. A medida foi oficializada com a publicação das portarias no Diário Oficial da União (DOU), que permitem aos municípios solicitarem recursos para ações de defesa civil.
Os municípios de Brejo dos Santos e Camalaú foram os contemplados com o reconhecimento federal. Com essa ação, as prefeituras estão autorizadas a requisitar ajuda financeira para medidas emergenciais, como a distribuição de cestas básicas, água potável, refeições para trabalhadores e voluntários, e kits de limpeza e higiene para as famílias afetadas.
A Paraíba já conta com 111 reconhecimentos vigentes de situação de emergência, sendo 110 relacionados à estiagem e um por erosão costeira marinha.
Solicitação de recursos
Municípios que recebem o reconhecimento de emergência ou calamidade pública podem solicitar ao MIDR apoio financeiro para ações de defesa civil. A solicitação deve ser feita pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde os municípios enviam seus planos de trabalho. A partir disso, a Defesa Civil Nacional analisa as propostas e, após a aprovação, a liberação dos recursos é formalizada por meio de uma nova portaria no DOU.
O prefeito de Lucena, Léo Bandeira (MDB), anunciou nesta sexta-feira (17) uma reforma administrativa em…
Liniker lançou CAJU como uma “fotografia” do seu novo momento de carreira. Esse registro extrapolou qualquer limitação temporal…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o…
O prefeito de Conceição, Samuel Lacerda, localizado no Sertão da Paraíba, está no centro de…
A partida do Flamengo contra o Madureira, realizada na noite de quinta-feira (16) no Estádio…
Em meio às discussões sobre a reforma ministerial e a necessidade de fortalecer a base…