Categorias: Brasil

Greve da PF interrompe pedido e entrega de passaportes no país

PUBLICIDADE

 A greve da Polícia Federal está comprometendo o pedido e a entrega de passaportes. Na manhã desta sexta-feira, o procedimento para tirar novo documento — que deve ser agendado pela internet — estava indisponível. Segundo a assessoria de imprensa da PF, isso acontece devido a um problema na página, com excesso consultas sobre o processo de atendimento — feitas por pessoas que tentaram retirar o passaporte nos postos da PF ou entregar os documentos para iniciar o processo e não conseguiram por causa da greve.

Apenas os atendimentos de urgência estão sendo feitos nos postos da PF. Ao anunciar que os policias federais reduziriam seu contingente a partir da terça-feira (dia 7), a entidade que representa os servidores afirmou que serviços já marcados não seriam afetados, porém a entrega de passaportes também foi paralisada.
Até ontem, o formulário para tirar novos passaportes podia ser preenchido na página da PF. Porém, não era possível terminar o processo, com a visualização da autenticação. Nesta sexta-feira, essa página também estava indisponível.O sindicado dos policiais federais no Distrito Federal e a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) negam que o acesso ao formulário tenha sido interrompido propositalmente, para evitar a marcação das entregas de documentos.

A quinta-feira foi o primeiro dia de operação-padrão da Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos, o maior da América Latina, e levou o caos à área de embarque internacional. A espera para chegar aos aparelhos de raio-X chegava a uma hora e meia. Após as 17h40m, os voos saíram com uma hora de atraso. A operação começou às 16h30m, e agentes da PF revistavam todas as bolsas e malas, inclusive com cães farejadores.

Segundo a Fenapef, a greve dos policiais federais atinge todas as delegacias e unidades do País. Nos aeroportos a operação-padrão provocou filas em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em Vitória (ES) os policiais realizaram também operação-padrão no porto.
A Fenapef divulgou que ontem os presidentes dos sindicatos regionais e representantes do comando de greve realizaram uma videoconferência nacional, quando foi definida a continuidade da greve dos policiais. Eles afirmam que o governo ainda não apresentou proposta.

Funcionários de diversos órgãos federais estão em greve. Segundo interlocutores da presidente Dilma Rousseff, ela está muito contrariada com o movimento e com a forma como os sindicatos estão conduzindo as negociações. Todos os ministros e autoridades de órgãos afetados pelo movimento foram orientados a acionar a Advocacia-Geral da União (AGU), que recorrerá à Justiça para garantir o funcionamento dos serviços essenciais. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse ao GLOBO que o governo fez o que podia, ao atender as reivindicações dos professores e técnicos administrativos das universidades federais.

Globo

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Incêndio de grandes proporções atinge shopping no Brás, em São Paulo

Um incêndio de grandes proporções atingiu um shopping no Brás, região central de São Paulo,…

30 de outubro de 2024

Na COP 16, Marina Silva defende fundo para remunerar povos tradicionais

Ao participar da COP 16, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina…

30 de outubro de 2024

Adversários de Hugo Motta à presidência da Câmara avaliam apoio de Arthur Lira ao paraibano e fazem desafio

A pouco mais de três meses da eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara,…

30 de outubro de 2024

Troca de tiros termina com três baleados no bairro Mandacaru, em JP

A assessoria de comunicação do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa informou que…

30 de outubro de 2024

Operação da Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra suspeitos de homicídios e tráfico na Grande JP

Uma grande operação da Polícia Civil foi deflagrada, na manhã desta quarta-feira (30), com foco…

30 de outubro de 2024

Pastor suspeito de estuprar adolescentes morre após passar mal em presídio em JP

A diretoria do presídio Silvio Porto, em Mangabeira, Zona Sul de João Pessoa, confirmou ontem…

30 de outubro de 2024